Paranaguá espera mil cidadãos para segunda dose


Por Camila Vida Publicado 10/07/2021 às 17h06 Atualizado 16/02/2024 às 07h15

Paranaguá recebeu nesta sexta (9) novo lote de vacinas e iniciou a vacinação de pessoas com 23 anos ou mais. No entanto, o retorno dos que passaram pela primeira fase da imunização é essencial para que os comércios, escolas e demais atividades retomem o ritmo normal de funcionamento.

É o que afirma Luciana Trindade, enfermeira da Rede Municipal de Saúde que atende no hospital de campanha João Paulo II, no Parque São João. “A gente está reforçando com a população que a imunidade completa só se dá com a segunda dose”, explica ela, que aponta que o fato de não ter nenhum paciente intubado na unidade onde trabalha é reflexo do avanço da vacinação.

Plantão de vacinação

Segundo ela, a atual gestão preza pelo retorno das atividades e por isso está em campanha para que as pessoas completem o esquema de vacinação. “Atualmente aguardamos em torno de mil pessoas para segunda dose, que é tão ou mais importante que a primeira. Estamos em plantão nos fins der semana para poder atender quem não consegue vir durante a semana”, ressalta.

Ainda de acordo com ela, apesar de a imunização ter deslanchado com a chegada da Jansen, de dose única, as pessoas não precisam ter medo das reações da segunda etapa da vacinação de outras fórmulas. “Se houver reação, sem dúvidas será menor que na primeira dose pois o corpo já está entendendo que consegue se defender. Com a primeira dose, a gente alcança cerca de 56% de eficácia. Com o esquema completo, esse número sobe para 95%”, completa.

Camila Vida