Paranaguá irá formar a 11ª turma da Guarda Civil Municipal; efetivo contará com 350 guardas


Por Redação Publicado 24/01/2023 às 13h28 Atualizado 18/02/2024 às 03h10

A segurança pública de Paranaguá terá um reforço no quadro de pessoal da Guarda Civil Municipal (GCM) a partir de fevereiro. A nova turma, que conta com 38 novos guardas municipais, passará a atuar nas ruas do município no dia 15.

Com o reforço do efetivo, que atualmente possui 312 guardas, serão 350 profissionais a serviço da segurança municipal. Os novos formandos receberam, no último dia 18, os uniformes e equipamentos para a atuação. O kit é composto de fardamento completo, coturnos, colete balístico, capa de chuva, cinto de guarnição, entre outros itens. Também foi entregue uma viatura nova, modelo Oroch, que integrará a frota da Secretaria de Segurança, destinada para a Superintendência de Trânsito.

A formação desses alunos é muito importante para o reforço da segurança pública da cidade. Desde 2017 já são mais de 30 milhões investidos”, disse o prefeito Marcelo Roque (Podemos), na solenidade da entrega dos kits.

O secretário municipal de Segurança, João Carlos da Silva, destaca o esforço do Município na garantia da segurança pública. “A Constituição Federal, em seu artigo 144, prevê que a segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. E o município de Paranaguá está assumindo a sua responsabilidade através dos investimentos nestes sete anos de gestão. E, com isso, auxiliando o governo do Paraná e garantindo maior segurança no município” afirmou.

Vale destacar que a última turma da GCM, a 10ª, foi formada em 2010, 13 anos atrás. Com o aumento populacional, viu-se a necessidade de mais guardas municipais para atuarem no reforço à segurança pública da cidade.