Paranaguá pode abrigar primeira fábrica do Brasil de algas para culinária japonesa


Por Redação JB Litoral Publicado 12/12/2014 às 06h00 Atualizado 14/02/2024 às 04h31

Em 2015, Paranaguá pode receber as instalações da primeira fábrica do Brasil de Nori – algas usadas na culinária japonesa. O representante do governo japonês, da província de Hyogo, Makoto Yamashita, comunicou o interesse da empresa, que prefere ter o nome não divulgado, ao prefeito Edison Kersten durante reunião na manhã desta quarta-feira (10). Makoto visitou o chefe do Executivo municipal acompanhado da comitiva do Instituto Hyogo.

A companhia tem interesse em abrir as portas já no ano que vem. Em fevereiro, os representantes da instituição devem vir à Paranaguá e ministrar uma palestra, aberta a toda a comunidade, sobre o ramo de negócio, bem como coletar possíveis interessados em ser parceiros na iniciativa.

Também está programada uma viagem do prefeito Edison Kersten ao Japão, em abril de 2015, para conhecer as instalações da empresa.
“Temos uma ótima relação com o governo japonês e é uma satisfação para a cidade saber deste interesse. Paranaguá atende as condições de logística exigidas pela empresa para se instalar e temos todo o compromisso de receber empreendimentos que tragam renda e emprego aos nossos parnanguaras”, salientou o prefeito Edison, lembrando que a cidade japonesa de Hawaji (província de Hyogo) é co-irmã de Paranaguá.

“Já tivemos outras reuniões com o prefeito Edison Kersten e a acolhida sempre foi boa. Temos esperança que o negócio se concretize no menor tempo possível”, afirmou Yamashita durante a reunião.

Nori

O Nori é uma espécie de folha feita a partir de algas marinhas amplamente utilizada em pratos da culinária japonesa. Pode ser usado ao redor dos onigiri (bolinho de arroz) e sushi, muito populares no Japão. É, também, muito usado esfarelado, ou cortado em pequenas tiras misturados ou polvilhados por cima da comida.

A alga Nori é rica em proteína, cálcio, ferro, vitamina A, B e C. A alga Nori contém duas vezes mais proteína do que algumas carnes.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…