Paranaguá recebe 2ª edição da Bienal de Teatro Lambe-Lambe em outubro; artistas podem enviar suas propostas até 22 de julho


Por Gabriel Santos Publicado 14/07/2022 às 16h59 Atualizado 17/02/2024 às 12h36

Criado nos anos 80, o teatro lambe-lambe ou teatro de miniatura é um gênero artístico brasileiro desenvolvido pelas artistas Denise Di Santos e Ismine Lima. O gênero é inspirado nas antigas máquinas fotográficas, sendo assim, o espectador é convidado a olhar dentro de uma caixa por meio de um visor, na qual visualiza uma narrativa contada com pequenos bonecos.

Em Paranaguá, acontecerá a 2ª Bienal de Teatro Lambe-Lambe, entre os dias 8 a 15 de outubro. O evento é organizado pela Trágica Cia. de Arte e, nesta edição, homenageará uma das criadoras do gênero teatral, Ismine Lima.

“Dedicaremos a Bienal a Ismine Lima, uma das criadoras dessa linguagem teatral, ela faleceu recentemente, mas deixou uma contribuição enorme para o Teatro de Animação ao criar uma intervenção artística que já se espalhou para a América Latina, Estados Unidos e Europa, com apenas 32 anos de criação”, explicou a diretora da Trágica Cia. de Artes e produtora cultural, Inecê Gomes.

Durante os oito dias do festival, diversas apresentações estão programadas para acontecer na cidade, além de serem realizadas palestras e oficinas sobre os gêneros. De acordo com os organizadores, a proposta do evento é promover tais linguagens teatrais para o conhecimento da população.

Ao contrário da edição passada, onde as apresentações foram planejadas de maneira online, dessa vez, a Bienal de Teatro acontecerá integralmente de forma presencial, devido o afrouxamento das medidas sanitárias. “Serão 20 espetáculos, sendo 15 de Teatro Lambe-Lambe e 5 intervenções de rua em locais diferentes cada dia. A novidade é que nessa edição levaremos as apresentações também para a Ilha do Mel”, disse a produtora cultural.

Selecionando projetos

As companhias teatrais de todo o Brasil interessadas em participar da Bienal poderão inscrever seus projetos no edital de seleção do festival cultural. Os artistas precisam submeter suas propostas até o dia 22 de julho por intermédio de um formulário disponibilizado nesse link. Já o Edital pode ser acessado clicando aqui.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…