Paranaguá Saneamento realiza I Trilha Ecológica


Por Redação JB Litoral Publicado 01/10/2018 às 00h00 Atualizado 15/02/2024 às 04h58
paranagua-saneamento-realiza-i-trilha-ecologica

A Paranaguá Saneamento realizou em 22 de setembro, a primeira Trilha Ecológica em alusão ao Dia da Árvore (21/09). A trilha foi realizada em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), dentro do Parque Nacional Saint-Hilarie/Lange, na Serra da Prata.

Ao todo, 34 colaboradores participaram de um dia muito produtivo. As atividades foram iniciadas com um café da manhã saudável na sede da empresa, de onde se deslocaram ao ponto de partida da trilha. Após receberem as instruções do guia do ICMBIo, o grupo iniciou a trilha, que durou cerca de 3 horas, entre ida e volta e tempo de apreciação do local visitado, o Salto do Tigre.

O diretor-geral da Paranaguá Saneamento, Luis Afonso Bazzo, que também participou da trilha, parabenizou a organização do evento e aos colaboradores que prestigiaram a atividade oferecida. “Foi um dia muito proveitoso, em que os funcionários puderam conhecer um pouco mais sobre o parque, realizar atividade física e interagir com colegas de trabalho”, diz.

Para a organizadora do evento, Patrícia Dantas, a trilha foi um sucesso. “Os funcionários puderam ter contato maior com a natureza e conhecer o Salto do Tigre, tendo um dia diferenciado do ambiente de trabalho”, afirma.

Parque Nacional Saint-Hilarie/Lange

O Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange foi criado com a finalidade de proteger e conservar ecossistemas de Mata Atlântica existentes na área e assegurar a estabilidade ambiental dos balneários sob sua influência, além de conservar os mananciais de abastecimento de água dos municípios de Paranaguá e Matinhos, no litoral do Paraná.

O parque está localizado a apenas 100 km da capital do estado, Curitiba, e a 40 km da cidade portuária de Paranaguá. Situa-se na porção sul da Serra do Mar paranaense, fazendo divisa com a baía de Guaratuba, com a planície litorânea e com o vale do rio Cubatãozinho, abrangendo regiões que variam de 10 metros sobre o nível do mar até as montanhas do maciço Serra da Prata, com altitudes superiores a 1.400 metros. Abrange os municípios de Guaratuba, Paranaguá, Matinhos e Morretes.

Salto do Tigre

É uma sequência de três quedas no curso do rio Cachoeirinha. Tanto a trilha como o Salto estão em área particular e somente os 800 metros finais da trilha estão inseridos no limite do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange. A trilha possui 2.200 metros de extensão.