Paranaguá será palco do 2° Festival Popular das Mulheres neste sábado


Por Redação Publicado 11/03/2023 às 12h05 Atualizado 18/02/2024 às 06h31
Teatro Rachel costa
Foto: JB Litoral

O 2º Festival Popular das Mulheres de Paranaguá acontece neste sábado (11), no Teatro Municipal Rachel Costa, das 14h às 21h. O evento, realizado pela Cia Cultural Rainha Maçã, tem por objetivo fomentar debates sobre a igualdade de gênero e incentivar o trabalho artesanal das mulheres parnanguaras.

O Festival está sendo realizado em parceria com a Secretaria de Turismo, e também conta com apoio da União Brasileira de Mulheres (UBM), Coletivo Roda D’água, Procuradoria Especial da Mulher da Câmara, Conselho Municipal da Mulher, Núcleo Marielle Franco, Coletivo Literário Marianas, APP Sindicato e Coletivo Marias.

O Festival Popular da Mulher é um evento necessário, de afirmação e de celebração, onde as mulheres se apresentam em diversos segmentos com muita dedicação e competência. Também é um momento de manifestação contra a desigualdade de gênero e um ato em nome da igualdade de direitos e deveres“, afirma a secretária de Turismo, Maria Plahtyn.

Na entrada do teatro, haverá o acolhimento dos visitantes com o Núcleo Marielle Franco e exposição da Mesa Literária. Já no palco, serão realizados sorteios, apresentações e rodas de conversas.

A programação contará com a presença de cantoras e poetisas, exposição de quadros, apresentações realizadas por entidades e coletivos que atuam em prol dos direitos das mulheres no estado e no Litoral do Paraná.

Na prática, o evento mostra a ocupação de diversos espaços pelas mulheres. A cada edição do festival, a gente conta com novos parceiros dispostos a pautar políticas públicas para as mulheres, a luta contra a violência, os desdobramentos da mulher mãe, artista, política, empresária, produtora, feirante, estudante e defensora pública. Neste ano, esperamos ter um público diverso e que nossa programação contemple cada vez mais todas as mulheres, especialmente as parnanguaras“, ressalta a organizadora, Marianna Amaral.

Além das atrações, durante o festival também haverá exposições de peças criadas por mulheres artesãs, a fim de incentivar o empreendedorismo feminino e gerar renda para as artistas locais.

Confira a programação completa do festival a seguir:

Palco do teatro:
14:00 – Abertura na feira / Baque Mulher
14:30 – Entrada do Baque mulher no teatro
14:50 – Núcleo Marielle Franco
15:20 – Roda das manas
16:00 – UBM
16:40 – Cardume Caiçara
16:50 – Roda D’água e Conselho da Mulher
17:30 – Vereadora Vandecy
17:45 – Secretária Yared
18:00 – APP Sindicato
18:30 – Coletivo Marianas
19:00 – Ellen Be
19:30 – Lucas Santana
20:00 – Coletivo Marias
20:30 – Quando as palavras cantam
21:00 – Encerramento/Agradecimentos

Hall do teatro:
Das 14 às 18 horas

Coletivo Marianas com barraca literária
Núcleo Marielle Franco com acolhimento às mulheres
Exposição de quadros


Feira na praça do Danúbio:
Das 14 às 18 horas
14:50 – Oficina
16:00 – Ana Paula