Parque Estadual do Rio das Onças tem aumento de mais de 1600% em sua área de proteção


Por Gabriel Santos Publicado 28/06/2022 às 19h33 Atualizado 17/02/2024 às 11h29
Espaço está aberto a população de terça-feira a domingo. (Foto: Denis Ferreira Netto)

A Unidade de Conservação do Parque Estadual do Rio das Onças (PERO), em Matinhos, teve sua área de proteção aumentada de 118,5 hectares para 1.659,7 hectares, um aumento de cerca de 1660%, segundo o Decreto Estadual nº 11.488, autorizado pelo governador Carlos Massa Júnior (PSD).

Ao abranger outras quatro regiões pertencentes ao Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná, o território passa a ter uma área 14 vezes maior do que a atual delimitação. De acordo com o IAT, o espaço precisou ser ampliado a fim de proteger a biodiversidade da região, devido à devastação do meio ambiente em virtude da expansão urbana que vem sendo presenciada no município.

“O objetivo é garantir a preservação de áreas que se constituem como patrimônio natural de todos os paranaenses, ou seja, remanescentes de vegetação nativa. Com isso, estamos garantindo a proteção da biodiversidade do Estado”, disse o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

O Parque Estadual Rio das Onças conta com uma área de visitação de 1.500 metros, onde a população poderá conhecer a fauna nativa da cidade litorânea. O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 15h.

Para o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto, as unidades de proteção ambiental são importantes fontes de transmissão de conhecimento relacionados à preservação da flora. “A expansão do parque estimulará ainda mais a conscientização ambiental sobre a importância da proteção da natureza para a construção de um futuro ecologicamente sustentável para toda a sociedade”, afirmou.

Com informações da AEN

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…