Patrão debocha, recusa pagar salário e jovem pontalense tem mal súbito com sequelas; saiba como ajudar


Por Diogo Monteiro Publicado 18/10/2021 às 23h13 Atualizado 16/02/2024 às 16h32

Rafael Machado era saudável quando aceitou uma proposta de emprego e saiu de Pontal do Paraná para trabalhar em Joinville, em Santa Catarina. Faz apenas um ano, mas essa viagem mudou para sempre a vida do rapaz, hoje com 32 anos.

Segundo sua família, depois de um mês de serviços prestados, ele pediu o salário e recebeu uma risada debochada como resposta. Era o dia 2 de outubro de 2020 e Rafa, como é chamado, queria voltar para casa para passar o aniversário dele com a família. Mas o chefe se recusou a fazer o pagamento e ainda tirou sarro do pedido, dizendo que só pagaria quando quisesse.

Diante de forte emoção, o trabalhador teve um mal súbito. Ele recebeu uma medicação, a situação se agravou e evoluiu para uma parada cardiorrespiratória. O cérebro sete minutos sem oxigenação, acarretando graves sequelas neurológicas.

Hoje Rafa passa os dias parado em uma cama. Compreende tudo o que acontece ao seu redor, porém seus movimentos e fala ficaram comprometidos. Separado, com dois filhos, voltou a morar com a mãe, que abandonou seus outros afazeres para se dedicar aos cuidados, que reveza com a irmã do rapaz. Ele toma remédios de hora em hora – ou seja, durante todo o dia e à noite alguém precisa ficar à disposição.  

Para ajudar com as volumosas despesas para a compra de medicamentos e itens de higiene e limpeza, um grupo está organizando uma ação comunitária. No próximo sábado (23), será realizado o Pedal Solidário que acontecerá na Rota do Guaraguaçu, com saída as 08h30 para os adultos e 08h50 para crianças. As inscrições custam R$25 e R$15, respectivamente.

O dinheiro arrecadado será destinado para auxiliar nos custos clínicos. A iniciativa espera contar com o apoio dos grupos de Pedal do Litoral. Quem quiser confirmar presença ou colaborar de alguma maneira pode entrar em contato com a organização, pelo número (41) 99699 8260.

Imagem: Divulgação.