Plataforma digital é a nova ferramenta da Viação Rocio para beneficiar usuários do transporte coletivo


Por Redação JB Litoral Publicado 22/03/2017 às 10h55 Atualizado 14/02/2024 às 20h31

Sob novo comando, através da jovem Diretora Executiva Rebeca Golin, a Viação Rocio investe na tecnologia digital para beneficiar, ainda mais, os usuários do transporte coletivo de Paranaguá.  

Na semana passada, numa coletiva de imprensa que também contou com a participação do Gerente de Tráfego, Paulo Marchioro, vereadores e equipe da Secretaria de Serviços Urbanos de Paranaguá, foi feito o lançamento de uma plataforma Digital que tem por finalidade alavancar a comunicação entre os usuários do transporte coletivo e a empresa. A intenção é melhorar o serviço, aumentar o relacionamento com quem utiliza os ônibus, automatizar os processos internos e ser mais social.

O Consultor em Tecnologia da Route Smart, Marcos Santos, responsável pela novidade digital, apresentou o aplicativo que será usado pelo usuário do transporte coletivo com informações sobre linhas, horários e alertas sobre possíveis alterações de rotas e atrasos. A mesma tecnologia será levada para grandes cidades do país, porém, o projeto piloto acontece em Paranaguá, mostrando o que é uma cidade inteligente, através de uma plataforma moderna e ágil e que melhorará a mobilidade urbana.

A Diretora Executiva, Rebeca Golin destacou que a mobilidade é o grande desafio das cidades e lembrou que, atualmente, mais da metade da população vive em centros urbanos e, segundo estimativas da ONU, até 2030 esse percentual deve subir para 70%. “A Viação Rocio lança a plataforma com 4 pilares a serem trabalhados: melhorar o transporte coletivo, aumentar o relacionamento com o usuário, automatizar processos internos e estar inserida na rede social”, explica Golin.

A nova tecnologia, que deverá estar disponíveis em uma semana, incluem ainda informações aos usuários pelo WhatsApp e Facebook, mensagens de texto (Sms) para quem não estiver conectado à internet, e-mails e no novo portal da empresa, onde estarão centralizadas todas as informações.

Numa segunda fase, ainda sem prazo definido, de acordo com o representante da RouteSmart, empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto Plataforma Digital, a Viação Rocio pretende informar em tempo real a localização e o prazo que cada ônibus deverá chegar nos pontos de embarque.