Polícia Ambiental flagra pesca subaquática ilegal no Parque Marinho da Ilha dos Currais


Por Redação Publicado 16/02/2022 às 12h56 Atualizado 17/02/2024 às 02h02

No Parque Nacional Marinho Ilha dos Currais, localizado no município de Pontal do Paraná, policiais militares da 1ª Companhia do Batalhão Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) flagraram três rapazes praticando pesca predatória. A ação ocorreu no último domingo, 13, e resultou na apreensão de cinco arpões, além de uma lancha e 10 quilos de pescado.

Conforme a ocorrência, os militares realizavam patrulhamento aquático pela região, por volta das 11h, quando desconfiaram de uma embarcação atracada sem os ocupantes a bordo. Na aproximação, os policiais perceberam uma pessoa fazendo mergulho e, quando emergiu, foi verificado que se tratava de um menor de 15 anos, o qual estava realizando a pesca subaquática com uso de um arbalete, arma de disparo de setas proibida na região, por se tratar de uma unidade de conservação.

Em seguida, dois rapazes de 24 anos surgiram, também portando arpões e, na embarcação, os policiais encontraram 12 peixes abatidos da espécime Cavala, totalizando 10 kg. Diante da situação, os dois adultos foram presos e o menor apreendido pela prática de pesca em local proibido.

Os três rapazes acabaram encaminhados para a sede da 1ª Companhia Ambiental, na cidade de Paranaguá, junto com a lancha e os equipamentos que portavam, para a elaboração dos procedimentos criminais e administrativos. Na ação, ainda houve a apreensão do pescado, que foi destinado para doação.

Ao todo, foram elaborados seis autos de infração ambiental e os envolvidos, com endereços em Pontal do Paraná e Paranaguá, identificados em boletim de ocorrência que será encaminhado à Polícia Federal, que vai dar sequências às diligências.