Polícia Ambiental prende homem que transportava carne de anta


Por Redação JB Litoral Publicado 25/02/2018 às 23h26 Atualizado 15/02/2024 às 01h35

Aproximadamente cinco quilos de carne de anta foram apreendidos por policiais militares do Batalhão Ambiental Força Verde (BPAMB/FV), durante uma ação na cidade de Antonina, na noite deste domingo, 25. Um homem acabou detido por crime ambiental.

De acordo com a ocorrência, por volta das 21 horas, uma equipe do 3.º Pelotão da 1.ª Companhia Ambiental realizou um bloqueio no quilômetro 14 da rodovia PR-340, em frente ao posto Cacatu. Durante a atividade, os militares abordaram um motociclista, vindo da localidade de Pedra Chata.

Ao verificarem sua mochila, os policiais constataram que ele transportava carne defumada, tendo forte indicativo de ser carne de animal silvestre. Ao ser indagado a respeito da procedência da carne, o homem confessou que era de anta e que comprou de um morador da cidade de Paranaguá, mas que vai à localidade de Pedra Chata exclusivamente para caçar.

O suspeito disse ainda que pagou a quantia de R$ 20,00 o quilograma da carne.

EXTINÇÃO

A Polícia Ambiental salienta que a anta (tapirus terrestris) é um animal que se encontra no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção e, com sua conduta, o o suspeito infringiu o artigo 29 da Lei Federal 9.605/98, que trata de matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, sendo a pena aumentada da metade, se o crime é praticado contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção, ainda que somente no local da infração.

A carne foi apreendida e será encaminhada à Vigilância Sanitária da cidade de Antonina para atestar sua procedência e posterior descarte. Com relação a parte administrativa, será encaminhado ofício ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e no que concerne a questão criminal foi confeccionado Termo Circunstanciado de Infração Penal pela comarca de Antonina contra o detido.