25 de mai de 2024

Polícia apreende 70 toneladas de fertilizantes falsificados em Naviraí (MS)


Por Redação JB Litoral Publicado 06/07/2016 Atualizado 14/02/2024
NULL

Cerca de 70 toneladas de fertilizantes falsificados foram apreendidos pela Polícia Civil de Cascavel, em continuidade a Operação Safra, no município de Naviraí (MS), na última quinta-feira (30). 

A operação que está em sua 9ª fase, teve como objetivo localizar parte da carga produzida pela fábrica clandestina de fertilizantes, interditada em Laranjeiras do Sul (PR), no dia 08 de junho deste ano. Estima-se que o prejuízo ultrapasse R$ 50 milhões.

Investigadores do Setor de Crimes Econômicos, Fraudes e Estelionato de Cascavel (Sicrefe), encontraram dentro da fábrica alguns documentos que levaram os policiais até os agricultores que adquiriram os produtos adulterados. 

Os produtos passarão por exame técnico pericial para confirmar que são parte da carga vendida pela fábrica. Tudo indica que os fertilizantes apreendidos são oriundos da fábrica de Laranjeiras do Sul. A mercadoria foi transportada para Cascavel em carretas cedidas por empresas de transporte da região. 

Para o delegado-titular da 15ª Subdivisão Policial de Cascavel, Adriano Chohfi, a falsificação dos fertilizantes traz grandes prejuízos aos fabricantes. “O dano causado aos agricultores vai além de não ter os resultados esperados com a sua plantação, os riscos à saúde e o aumento dos custos na sua produção também geram muito prejuízo”, disse Chohfi.

Os suspeitos que integram a quadrilha, já foram identificados e continuam foragidos. A Polícia Civil continua as investigações, afim de localizar também demais agricultores lesados pela compra dos produtos adulterados, bem como prender todos os envolvidos.