Polícia prende suspeita de aplicar o golpe do “emprego falso” em Pontal do Paraná


Por Redação JB Litoral Publicado 13/02/2019 às 18h59 Atualizado 15/02/2024 às 07h25
Suspeita tinha perfil falso no Facebook

Na madrugada desta quarta-feira, 13, a Polícia Civil do Paraná, com o apoio de policiais militares, prendeu, no Balneário Vila Nova, em Pontal do Paraná, Su Hellen Fernanda Campos Vigo, de 31 anos. A mulher é suspeita de estelionato e supressão de documento e, em seu perfil em rede social, exibia fotografia com a legenda “Prenda-me se for capaz”, em afronta às vítimas e à administração da justiça.

No dia 28 de janeiro, 15 vítimas procuraram a PCPR e relataram que a mulher oferecia vagas de emprego fácil com salário acima do mercado, no litoral do Estado. Por meio de um perfil falso e, após contato com as vítimas, solicitava valores para custeio de apostila de curso de formação e a carteira de trabalho para anotação. O curso nunca aconteceu e os empregos não existiam.

Revoltados com o golpe, as vítimas repassaram o endereço onde provavelmente estariam as carteiras de trabalho, que haviam sido retidas, local esse residência locada pela suspeita.

Uma equipe da Polícia Civil se deslocou imediatamente à moradia e, com autorização da pessoa que locou o imóvel para ela, adentrou no recinto e localizou 23 carteiras de trabalho das vítimas, documentos diversos e a carteira de identidade da investigada.

A partir de então deu-se início às investigações, tendo sido cumpridas diversas diligências, bem como colhidas 21 declarações de vítimas, de onde se depurou tratar-se de perfil falso do “Facebook”, estando por trás dele, na verdade, a ora investigada, a qual foi reconhecida por todas as vítimas.

A suspeita encontrava-se foragida com mandado de prisão em aberto, expedido pela Vara Criminal de Terra Rica, ao qual foi dado fiel cumprimento. Ainda, no dia 12 de fevereiro, foi protocolado pedido de prisão pela PCPR. As investigações prosseguem para identificação de possíveis outras vítimas e coautores.