Policiais militares veteranos são homenageados em solenidade no 9º BPM


Por Redação Publicado 10/10/2023 às 16h14 Atualizado 19/02/2024 às 01h53

Na manhã desta terça-feira, o 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) realizou uma solenidade em comemoração ao Dia do Militar Estadual Veterano, que reconhece o trabalho e a dedicação dos policiais militares da reserva e da reforma remunerada, que atuaram na segurança pública do litoral do Paraná.

A cerimônia aconteceu na sede do batalhão, em Paranaguá, e contou com a presença de vários policiais militares veteranos, que receberam homenagens e agradecimentos pelo serviço prestado à sociedade.

De acordo com as informações divulgadas pelo setor de Comunicação Social do 9º BPM, o evento foi iniciado com o hasteamento da Bandeira Nacional, seguido da leitura da ordem do dia pelo subcomandante, major João Pedro, que destacou a importância dos veteranos para a história e a tradição da Polícia Militar.

Em seguida, os presentes ouviram palavras de saudações dos subtenentes William e Amaro, que representaram os policiais militares veteranos. Eles ressaltaram o orgulho de terem feito parte da corporação e o sentimento de gratidão pelos companheiros de farda. Eles também elogiaram o trabalho dos policiais militares da ativa e os incentivaram a continuar cumprindo a missão com honra e profissionalismo.

Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi a participação do militar estadual veterano mais antigo do 9º Batalhão, 2º sargento Nelson Nunes da Silva. Ele ingressou nas fileiras da PMPR na década de 60 e foi para a reserva remunerada em 1982. Ele atuou, inclusive, junto à antiga Companhia de Polícia Portuária (CPP), que era responsável pela segurança do Porto de Paranaguá.

Na sequência, uma placa comemorativa do Curso de Formação de Soldados Policiais Militares de 1988, Turma Álvaro Domingues Neto, foi inaugurada na recepção do Batalhão Costeiro.

Para finalizar a comemoração, os militares estaduais se reuniram no rancho da unidade, para um café da manhã e puderam confraternizar e relembrar momentos marcantes de suas carreiras. A solenidade foi uma forma de valorizar e respeitar os policiais militares veteranos, que são exemplos de bravura e dedicação para as novas gerações.