Pontal do Paraná assina termo para se juntar a força tarefa que protege as crianças


Por Gabriel Santos Publicado 15/01/2022 às 14h38 Atualizado 16/02/2024 às 23h47

O município de Pontal do Paraná passou a integrar, na última quinta-feira (13), as ações da Força-Tarefa Infância Segura (FORTIS). Criado pela Secretaria do Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), o projeto irá rodar as praias da cidade, conscientizando a população sobre os direitos das crianças.

A assinatura de termo de adesão da FORTIS contou com a visita do secretário da SEJUF, Ney Leprevost. A ação envolve as várias frentes de proteção que resguardam o bem estar dos pequenos, como Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, o poder judiciário, setor policial, Conselho Tutelar e organizações sem fins lucrativos. 

“As equipes Fortis estarão circulando perto das praias e vias de maior movimento, para alertar aos pais e a própria polícia sobre cuidados que devem existir com as crianças. São todos treinados e preparados para dar auxílio e agilidade nas situações de riscos contra esses menores”, explica o secretário, Ney Leprevost.

As equipes estarão presentes no Litoral até início de março, os locais escolhidos para entrega dos conteúdos informativos acontecem em ambientes de grande circulação de pessoas. Além de Pontal do Paraná, eles também marcam presença nas cidades de Guaratuba e Matinhos.

Segundo Rudão Gimenes, a alta da temporada faz aumentar os cuidados com a população infantil. “O aumento de pessoas no litoral e na nossa cidade, pode ocorrer um índice maior de violência contra a criança. É de grande valia para nós o secretário Ney Leprevost nos trazer essa força-tarefa, em especial para as crianças”, salienta o prefeito.

Ainda estiveram presentes na assinatura do termo a vice-prefeita Patricia Marcomini; secretários municipais; a vereadora Elinete Rocha; conselheiros tutelares e; a chefe do Departamento de Políticas para a Criança e o Adolescente da Sejuf, Angela Mendonça.