Pontal do Paraná supera enchentes e alagamentos com limpeza de canais
O município de Pontal do Paraná tem conseguido evitar alagamentos e enchentes com a limpeza dos canais, garantindo que a água escorra sem criar pontos que acabem por atrapalhar a rotina local. Ao todo, a cidade conta com 10 km de canais, feitos por valetas pequenas, além de 20 km de extravasor de água – tubulação usada para escoar um casual excesso de água, conhecido como “ladrão”.
Nesta gestão do prefeito Rudisney Gimenes Filho (MDB), o Rudão Gimenes, já foi realizada a limpeza 60% de todos os canais. A expectativa é que este trabalho seja feito anualmente, onde a secretaria de Obras e Serviços Públicos garante estar de olho na manutenção e cuidado dos canais. Nesta semana os balneários de Marisol e Monções são os que estão recebendo a atenção da pasta.
O secretário de Obras, Pedro Pompilio, diz que Pontal passou por momentos difíceis em 2021 e que foram determinantes para as obras. “No começo do ano tivemos duas chuvas muito fortes e vários pontos de alagamentos. A gente vem fazendo a limpeza desses canais desde o início da gestão. Em alguns pararam os alagamentos, como a da Rua Campinas, atrás do Banco do Brasil, além dos balneários de Marisol e Ipanema, que possuem situações críticas e pretendemos fazer a limpeza até o começo de dezembro“, diz.
O secretário também ressalta que os alagamentos são históricos, mas que a gestão, com menos de um ano, já vem solucionando. “É um problema que já vem de 20 anos e vamos resolver antes do Natal. Por isso, estamos fazendo essa limpeza do canal para frente, para depois abranger a região e ter o escoamento da água. Já fizemos na Avenida Copacabana, Avenida Ilha do Mel e um trecho de Monções também está sendo executado. Tudo isso é pensando na temporada de verão que tem muita chuva”, complementa.
Com as melhorias, a população já começa a sentir a diferença. De acordo com a prefeitura, os pontos mais críticos já foram sanados e os moradores não identificaram mais problemas graves, após as fortes chuvas que castigaram o litoral durante o feriado prolongado de Finados. Pessoas que costumavam ver águas entrando em suas casas em temporais, passaram a se ver livre desse problema, principalmente no balneário de Ipanema.
LIXO AINDA É PROBLEMA
O secretário Pompilio lamenta que a população siga não cooperando com a limpeza urbana, principalmente com o descarte irregular de lixo em vias e córregos. “Isso dificulta demais da limpeza e prejudica todos. Não só a prefeitura que acaba sofrendo, mas todos os moradores, porque dependem desse escoamento. Quanto mais lixo tiver nos canais, pior será para todos“, explica.