Por mais segurança carros agora só transitam pela passarela das 21h às 7h


Por Redação JB Litoral Publicado 08/12/2014 às 06h00 Atualizado 14/02/2024 às 04h24

Buscando mais segurança aos moradores da Ilha dos Valadares que precisam transitar pela passarela que liga ao continente e para garantir mobilidade dos pedestres o prefeito Edison de Oliveira Kersten recebeu vereadores e membros das secretarias municipais de Segurança e Serviços Urbanos em seu gabinete no Palácio São José na manhã desta quinta-feira (dia 4). Ficaram definidas mudanças nos horários de liberação de veículos para transitar na passarela. Agora, só é permitido transitar no período noturno, entre 21h e 7h, conforme ato administrativo interno, baixado pelo diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran).

Participaram da reunião os vereadores Arnaldo Maranhão, Jacizinho, Carlinhos da Ilha, além dos secretários municipais de Segurança Pública, Cícero Alves Fernandes, e de Serviços Urbanos, Carlos André Griguç, e o superintendente Ibrahim Hamud.

Só será permitida a passagem de um veículo por vez, para não comprometer a estrutura da passarela. O controle é feito pelos guardas civis municipais, que entregam uma autorização provisória plastificada ao condutor do veículo no momento da passagem. O documento tem de ser entregue ao final do percurso, para garantir a volta de outro veículo em sentido contrário. As placas e os nomes dos condutores estão sendo anotadas pelos guardas civis municipais para controle da travessia.

Tais medidas de segurança estão sendo tomadas com base no relatório técnico da Defesa Civil, em 2013, apontando a necessidade de restrição de veículos pesados.

Veículos oficiais, tais como ambulâncias e viaturas policiais, estão liberadas para transitar a qualquer hora do dia, conforme decreto 1228/2014. Também estão autorizados a passar automóveis com pessoas com problemas de saúde (em caso de emergência) ou com alguma dificuldade de locomoção. A Secretaria Municipal de Segurança está fazendo o monitoramento do local com duas câmeras, uma no continente e outra na Praça Ciro Abalém.

Tais medidas são necessárias tendo em vista que desde a semana retrasada a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) interditou o funcionamento da balsa que faz o transporte de veículos pelo Rio Itiberê.

ATRACADOURO

A construção dos dois atracadouros, um no continente e outro na Ilha dos Valadares, continua sendo realizada pela equipe da empresa contratada. A previsão é que a obra deva durar mais 30 dias. Com isso o problema que envolve a balsa, que se arrastava há anos, será resolvido definitivamente, conforme determinação do prefeito Edison. Com as novas estruturas será possível colocar em funcionamento uma balsa maior, com capacidade para até 12 veículos de passeio, contra 6 veículos de capacidade da balsa atual.

SERVIÇO

Quem tiver denúncia a fazer sobre o tráfego de veículos na passarela da Ilha dos Valadares pode ligar para o telefone 153 ou acessar a Ouvidoria da Secretaria Municipal de Segurança, no link disponível no site da Prefeitura de Paranaguá, para que as providências cabíveis sejam tomadas.

 

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…