Portos do Paraná promove blitz educativa alinhada com o Movimento Maio Amarelo


Por Agência Estadual de Notícias - AEN Publicado 27/05/2022 às 09h58 Atualizado 17/02/2024 às 09h25

A Portos do Paraná coordenou e organizou nesta quarta-feira (25) uma blitz educativa, em frente ao Palácio Taguaré – sede administrativa da empresa pública, em alusão ao Movimento Maio Amarelo. Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, o movimento tem como proposta chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. Ao todo, cerca de 50 veículos foram vistoriados e receberam orientações.

“A proposta foi trazer a blitz aqui em frente ao Palácio Taguaré para que consigamos atingir outros motoristas usuários do porto. O foco é disseminar informação preventiva referente ao trânsito”, disse José Sbravatti, gerente de Saúde e Segurança da Portos do Paraná.

O profissional Felipe Zacharias, especialista em Saúde e Segurança da Portos do Paraná, explica que o trabalho é integrado entre as forças de segurança, cada uma com sua especialidade. “Da nossa parte, passamos mensagens, regras e normas que o porto adota. Daí a importância dessa ação conjunta com órgãos externos, para direcionar questões legais ligadas ao trânsito de veículos ou de mercadorias que circulam no porto organizado”.

O chefe da 3ª Ciretran do Litoral do Paraná, Joshey do Amaral Teixeira, salienta que a iniciativa foi solicitada pela Portos do Paraná para traçar uma parceria. “Objetivo é conscientizar cada vez mais os motoristas sobre seu comportamento nas vias públicas”, afirma Teixeira.

O guarda portuário Thiago Matozo, coordenador da Unidade de Segurança Portuária (Uasp), explicou o cunho mais educativo da blitz. “Estamos orientando as questões de segurança na área do porto organizado, entre elas a velocidade permitida na faixa portuária, os itens obrigatórios de segurança e as questões que podem comprometer a segurança do usuário e dos próprios veículos”.

AÇÃO INTEGRADA 

Participaram de forma integrada da blitz a Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho, Gerência de Meio Ambiente e a Unidade Administrativa de Segurança Portuária (UASP/Guarda Portuária) da Portos do Paraná; o Detran-PR, através da 3ª Ciretran do Litoral; Polícia Rodoviária Federal; Guarda Civil, representada pela Divisão de Educação para o Trânsito; e a Polícia Militar, que levou ao local um carro sinistrado, na intenção de sensibilizar quem passava pelo local.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…