Praias de Guaratuba ganham placas decoradas de moradores e artista


Por Marinna Prota Publicado 02/08/2021 às 12h54 Atualizado 16/02/2024 às 09h01

A ideia surgiu após uma artista ver algumas plaquinhas com a sinalização para a preservação da restinga, nas praias de Guaratuba. Com a união de moradores e incentivadores, um grupo da “Vizinhança Solidária” se formou e várias placas, feitas a mão e com materiais reciclados, começaram a ser produzidas e colocadas nos balneários da cidade. Em entrevista ao JB Litoral, uma das artistas contou um pouco sobre como funciona o projeto.

“Vi várias praias com plaquinhas educativas de preservação da restinga, animais, e pensei em unir o útil ao agradável. Como gosto de pintar, fiz um grupo da Vizinhança Solidária, onde todos se prontificaram de ajudar, eu doei minha arte e criatividade, eles mão de obra e recursos em dinheiro, não fiz nada sozinha”, contou a artista Erika Carvalho Mello.

(foto: arquivo pessoal)

As placas, que podem ser vistas em vários balneários da cidade, trazem mensagens de inspiração e de cuidado com a natureza. A favorita dos turistas tem sido a janela, que foi ressignificada pela artista e se tornou um painel para fotos em plena beira do mar. “Esse projeto da janela, feito de material reciclável, a janela foi doação, pois uma parte dela não deu para aproveitar. A base horizontal é a perna de uma mesa que ganhei, e a base da mesa de madeira serviu para fazer outra placa”, contou.

“Eu monto o projeto, faço o orçamento e corro atrás do material. Muito desse material é reciclável. Sempre protegemos a restinga, sem tirar nada do lugar. Com a ajuda de um biológico, descobri o que poderia plantar na restinga, tomando maior cuida para não plantar plantas invasoras”, explicou Erika.

Homenagem aos surfistas

Frequentada por muitos surfistas que aproveitam as marés favoráveis para praticar o esporte nas praias de Guaratuba, a região também tem o apelo para este tipo de turista. Como uma forma de lembrar a presença contínua destes amantes do mar, Erika idealizou e contou com a ajuda de alguns deles para produzir um portal com pranchas, totalmente reformadas e estilizadas.

“Fiz um apelo no facebook, pedindo a doação de pranchas sem condições de uso, porque queria homenagear os surfistas. Consegui duas delas de doação, e fiz um portal que carrega o nome da Rua Pedra Branca Araraquara”, contou a artista, que colocou a homenagem em um espaço frequentado pelos surfistas na região do Brejatuba.

Confira as fotos das placas espalhadas pelos balneários de Guaratuba.

Por Marinna Protasiewytch