Prazo para filiação e troca de candidatos encerrou no sábado


Por Redação JB Litoral Publicado 06/10/2013 às 21h00 Atualizado 14/02/2024 às 01h12

Os políticos que pretendiam se filiar ou mudar de partido para concorrer a algum cargo em disputa nas eleições do próximo ano tiveram até o sábado (5) para fazê-lo.

O prazo foi estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e encerra, exatamente, um ano antes da realização do primeiro turno, que acontecerá no dia 5 de outubro de 2014.

Desde domingo (6) as trocas e filiações continuam permitidas em todo território nacional, mas sem direito à disputa nas eleições do ano seguinte. Da mesma forma, ocorre para a mudança de domicílio eleitoral, cujo prazo também encerrou no sábado.

Por conta disto, cartórios eleitorais de diversas cidades brasileiras funcionaram em esquema de plantão das 12 horas às 18 horas, exceto Paranaguá, onde o cartório eleitoral não deu expediente no período da tarde.

A mudança também foi obrigatória para quem pretendia se candidatar por um local diferente de onde está cadastrado e ocorre somente caso o candidato morasse, há pelo menos, três meses no município para o qual realizou a mudança e esteja, há pelo menos, um ano sem passar por este mesmo processo de transferência.