Prefeito de Guaratuba sanciona quatro leis relacionadas ao Plano de Mobilidade Urbana


Por Gabriel Santos Publicado 08/06/2022 às 16h46 Atualizado 17/02/2024 às 10h14
plano de mobilidade
PMU foi discutido em várias audiências públicas. (Foto: Arquivo JB Litoral)

Quatro leis referentes ao Plano de Mobilidade Urbana (PMU) foram sancionadas, na última sexta-feira (27), em Guaratuba, pelo Poder Executivo. As deliberações são resultados das audiências públicas realizadas com a sociedade civil junto às entidades que comandaram o planejamento das ações.

Os projetos aprovados são as leis n° 1.936, que constitui a Política Municipal de Mobilidade Urbana; n° 1.937, relacionada a Lei de Diretrizes de Utilização de Veículos no Transporte Escolar; n°1.938, instituindo a Lei do Plano Municipal de Mobilidade Urbana e a n° 1.939, a qual outorgou a Lei do Sistema Viário.

O PMU foi realizado por meio da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF) em parceria com o Instituto Tecnológico de Transporte e Infraestruturas (ITTI), entidades ligadas à Universidade Federal do Paraná (UFPR). Segundo a professora de engenharia civil da UFPR, Amanda Gallucci, o projeto busca facilitar o deslocamento da população na cidade.

“Para tanto, são propostas que visam atuar na manutenção e expansão da infraestrutura cicloviária e de calçadas, criando cidades mais caminháveis e cicláveis. Aliado à mobilidade ativa, também é objetivo do PMU estimular o uso do transporte público coletivo. São consideradas, também, propostas e ações que atuam na redução de congestionamentos e na segurança viária”, explica a docente, uma das responsáveis pelo andamento do PMU da cidade litorânea.

Entre os principais pontos abordados no plano de mobilidade, estão a elaboração de medidas que contribuam com o transporte público e transporte não motorizado. Por exemplo, o projeto prevê a execução de 56 quilômetros de infraestrutura cicloviária.

Clique em cada número da lei para saber mais sobre o que foi decidido: n° 1.936, n° 1.937, n°1.938 e n° 1.939.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…