Prefeito Edison solicita Exército para ação de combate à dengue


Por Redação JB Litoral Publicado 27/01/2016 às 07h00 Atualizado 14/02/2024 às 11h59

A intenção é utilizar a estrutura do Exército para uma ação de conscientização e um grande mutirão da limpeza de objetos acumuladores de água na cidade, tendo em vista que este é o principal motivador de proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Vamos aproveitar a credibilidade e o respeito que nossa população tem pelo Exército e organizar essa ação”, declarou o prefeito Edison.[tabelas]O prefeito Edison lembrou que já tinha sido definida a vinda do Exército para uma outra ação, só que em dezembro, mas que não ocorreu por problemas de agenda da instituição, que teve de atender a catástrofes em outras regiões do país. “Vamos tentar marcar essa nova data porque sabemos da importância do Exército para esse trabalho de guerra que estamos tendo para combater a dengue em nossa cidade. É uma ação muito importante neste momento”, salientou o prefeito.

Sobre as duas manifestações realizadas nesta terça-feira (27), o prefeito afirmou que qualquer movimentação popular é legítima, principalmente por priorizar o estado democrático de direito. “Vi até com surpresa essas manifestações, que aconteceram um dia após nosso pedido. Tomamos a providência de convidar o Exército e vamos continuar com outras ações para combater a dengue na cidade”, salientou o prefeito.

Vale lembrar que a dengue está sendo combatida com um contingente de 73 agentes de endemias, que visitam diariamente casas nos 63 bairros de Paranaguá. É um pequeno exército, que conta ainda com apoio dos agentes comunitários de saúde orientando a população para não deixar água parada em seus quintais. Há ainda, aplicação de larvicidas em locais com focos do mosquito, além de outras ações. Outras alternativas estão sendo adotadas no combate, como a distribuição de crotolárias, flores que auxiliam no combate ao mosquito, e colocação de alevinos em fontes de água da cidade, já que os peixes se alimentam das larvas.