Prefeito vistoria Atílio Fontana que terá mudança do trânsito e ciclovia


Por Redação JB Litoral Publicado 01/10/2015 às 06h00 Atualizado 14/02/2024 às 10h08

A Avenida Senador Atílio Fontana foi revitalizada, recebendo uma série de obras que consistem em drenagem, recuperação de via e sinalização. A obra é uma reivindicação antiga dos moradores, já que tem tráfego pesado de caminhões e diversos veículos. A via teve sentido alterado, não sendo mais possível o acesso pela rotatória da Avenida Ayrton Senna. Este sentido só é permitido pelo sentido oposto, bairro/rotatória. O asfalto já foi finalizado.[tabelas]

A Atílio Fontana é uma avenida de acesso a vários bairros da cidade, tem ligação com grandes empresas e o Porto de Paranaguá e acabou tendo um grande desgaste, ficou sem manutenção intensa por alguns anos. De acordo com o prefeito Edison Kersten, a obra foi muito bem planejada não apenas pela prefeitura, mas também os moradores da região foram ouvidos. “Uma obra que há muito tempo se esperava, não só pela revitalização, mas também pela transformação que a avenida está recebendo”.

Segundo o prefeito, a mobilidade urbana é um dos focos principais nas vias do município. “Temos uma via de grande movimentação e por este motivo, também estamos implantando aqui a ciclovia e queremos dar aos moradores mais segurança”.

Para o secretário municipal de Obras Públicas, Juliano Vicente Elias, esta é uma obra bem planejada, através da determinação do prefeito e foi feita através de um grande planejamento. “Esta via teve um grande trabalho de limpeza, drenagem, além de ter recebido duas camadas de asfalto a quente, o mais resistente para suportar o tráfego diário de veículos pesados e agora já estamos na segunda etapa da obra, que terminará em pouco tempo”.Esta primeira fase da obra tem o valor de 1.500.000,00, com recursos próprios do município. A segunda fase deve terminar em no máximo 60 dias.

A outra modificação da Atílio Fontana é a mudança no trânsito para caminhões. “A Avenida Atílio Fontana está recebendo uma revitalização completa e todos os sentidos, principalmente na sinalização e mudança de sentidos. Não temos interesse em multar caminhões estacionados, queremos que os caminhões respeitem as leis e não parem e nem estacionem nas vias, o que é proibido e bem sinalizado”. Afirmou o secretário Municipal de Segurança Cícero Fernandes.

O secretário reafirma que a Atílio Fontana estava tomada por caminhões. “Tínhamos uma avenida repleta de caminhões estacionados, o que é proibido e assim que as obras estiverem conclusas, o nosso efetivo de transito fará fiscalização efetiva no local, sempre coibindo o mau uso da lei”.

Caso algum motorista seja flagrado, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, a multa prevista é de R$ 191,54 e perda de 7 pontos na carteira para quem transitar na contramão em ruas com sentido único de circulação.

A ciclovia já está sendo finalizada e terá 2,5 m de largura e rebaixada da altura do meio fio e breve toda a sinalização da avenida será feita. Não haverá mudanças nas rotas do transporte coletivo que transitam pela Atílio Fontana.