Prefeitura começa instalação de 100 novos pontos de ônibus


Por Redação JB Litoral Publicado 14/04/2015 às 14h08 Atualizado 14/02/2024 às 07h02

  A Prefeitura de Paranaguá iniciou, na segunda-feira (13), a colocação de novos pontos de ônibus na cidade. A ação – coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) – tem o objetivo de dar mais conforto aos parnanguaras que utilizam o transporte coletivo do município. Ao todo, serão substituídos 100 pontos de embarque no prazo de 60 dias. Os primeiros dez já começaram a ser trocados como, por exemplo, próximo à Biblioteca Pública Municipal Leôncio Correia.

  Neste primeiro lote serão trocados pontos da região central e próximos à colégios e escolas, por ter grande movimentação de usuários. Em dois meses, importantes vias como Prefeito Roque Vernalha, Coronel Santa Rita e Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto receberão os pontos novos e padronizados.

Os pontos antigos serão restaurados pela Semsu e recolocados nos bairros.“Isso beneficia também os bairros. Nossa equipe está levantando os pontos nos bairros que mais necessitam e estes irão receber os atuais pontos retirados, após um reforço e restauração das estruturas”, disse o secretário da pasta, André Fonseca Griguc.

Segundo ele, neste momento serão colocados novos pontos em frente à Rodoviária, à Praça dos Leões, quatro na rua José Gomes (até próximo ao Colégio Alberto Gomes Veiga) e dois na rua Manuel Corrêa, esquina com a rua Samuel Pires de Melo e, também, próximo ao Colégio Estadual José Bonifácio.

  As novas estruturas são feitas em ferro galvanizado com cobertura de policarbonato. O ponto licitado pela Prefeitura, segundo explica Griguc, levou em conta aspectos de conforto e proteção. Os novos pontos têm proteção traseira e lateral, evitando expor os usuários à chuva, vento ou frio. “Essa é uma preocupação do prefeito Edison Kersten e mantida pelo prefeito em exercício Jozias de Oliveira Ramos e que não era sentida em outras gestões”, salientou.

Todos os novos pontos também contam com acessibilidade, o que era uma reclamação constante dos usuários.“Além de serem acessíveis a portadores de necessidades especiais, também tivemos a preocupação da instalação de lixeiras”, explica o secretário.

  O secretário ainda pediu à população que ajude o poder público a manter a conservação dos bens. Atos de depredação ou vandalismo podem ser denunciados à Guarda Civil Municipal por meio do telefone 153.

  O investimento nos 100 novos pontos é de aproximadamente R$ 410 mil, em compra feita via processo licitatório.