Prefeita de Guaraqueçaba acusa influencer de machismo


Por Publicado 03/08/2021 às 22h28 Atualizado 16/02/2024 às 09h10

A prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos Narloch (PSC), repudiou a postura de um influencer que, em uma visita ao município no último final de semana, postou um vídeo fazendo criticas a obra inacabada da praça Wiliam Michaud. Ao considerar que o projeto era de responsabilidade da chefe do executivo, o blogueirinho teria usado palavras “machistas e deselegantes“, segundo a gestão municipal.

O post, datado de 1 de agosto, é uma transmissão ao vivo de 10m25s. Na legenda do conteúdo, o autor narra suas experiências. “Domingo estivemos em Guaraqueçaba, cidade de um povo super agradável e hospitaleiro“, diz o texto que logo segue com uma alfinetada a atual gestão. “Cidade receptiva, somente na área da político (sic) são, resistentes ao fato de mostrar os problemas do município“, escreveu.

A parte do vídeo que causou revolta entre membros do executivo é a que o autor cita o fato da líder municipal ser mulher. “Eu sou desleixado. Em casa eu chego e jogo a meia, eu jogo toalha. Acho que todo todo homem faz isso. Quem que arruma as coisas de casa? É a mulher, né? Tua mãe, tua filha. Quem cuida bem da casa da gente é a mulher, não é? E quando o município é gerido por uma mulher, não deveria ser uma coisa mais bacana. A mulher que é toda cuidadosa, que poderia cuidar aqui do município é a prefeita daqui“, diz o influenciador enquanto cita o quão “feia” está a praça.

Até o momento o vídeo conta com 125 comentários divididos entre críticas as falas do homem e outros à gestão de Lilian. Um dos internautas escreveu: “Antes de você vir falar o que não sabe sobre a praça e um monte de abobrinha, primeira tenha conhecimento para fazer uma live“, disse. Outro comentou: “Guaraqueçaba está nessa situação e o povo é o principal culpado. Elegeram gestores que não são capacitados para governar. A entrada da cidade está uma vergonha“.

Assista ao vídeo que causou revolta entre os representantes de Guaraqueçaba

Gestão reage

Em um texto da Assessoria de Comunicação e de Imprensa de Guaraqueçaba (ACIG), são elencados pontos como “O Sexismo em pleno século XXI“, “A valorização das mulheres no município de Guaraqueçaba“, “Sobre o sentimento de ‘insegurança’ e convite a ‘pancadarada’ e “As obras da praça William Michaud“. Em um dos trechos repudiando as falas do homem que é popular em uma rede social, a publicação é enfática na crítica. “A generalização do narrador de que ‘todo homem’ é como ele se define, ‘desleixado’ que ‘joga a meia e a toalha’ para a mulher, mãe ou filha arrumar, soa ofensiva até mesmo para os homens de bons costumes, mas nos chama atenção para outra situação. O machismo exacerbado e a depreciação do feminino atinge todas as esferas, inclusive num ataque sexista a uma prefeita, uma mulher eleita legitimamente por homes e mulheres, e talvez o que tenha revoltado o narrador não seja o fato de a ‘praça estar como está’ mas de uma mulher estar no poder, lugar onde o machismo considera inapropriado para mulheres, afinal, para eles, ‘Mulher tem que cuidar da casa’, limpando a bagunça de homens ‘desleixados’”, diz o comunicado.

O texto também cita ações judiciais para resolver os problemas do ponto turístico. “A prefeitura de Guaraqueçaba informa que as estão sendo tomadas as medidas cabíveis, dentre elas, o contato com o engenheiro da Caixa Econômica por se tratar de recurso federal, a listagem dos pontos que estão em desacordo com o projeto, o ressarcimento via jurídica ao município destes itens realizados em desacordo, autorização para realização de nova licitação e finalização da obra pois, se tratando de recurso federal, existe a necessidade de autorização de outros órgãos“, explicam.

Prefeita também comenta

Ao conversar com o JB Litoral sobre as falas do influenciador digital, a prefeita Lilian respondeu com uma citação também extraída do texto da assessoria de comunicação municipal, dizendo ter se incomodado com o teor das afirmações. “O fato de eu ser mulher não aumenta ou diminui minhas responsabilidades como prefeita ou meu compromisso com a população guaraqueçabana, assim como o fato de eu ser mulher também não interfere na minha aptidão como chefe do executivo“, diz a gestora que ressalta querer melhorar o município cada vez mais. “Posso assegurar que nunca haverá ‘falta de vontade política’ para trazer melhorias à todos os setores de nossa cidade. Sobre a praça William Michaud, é necessário cautela em todos os processos e documentos, pois antes de finalizar a obra ou até mesmo agilizar o processo para retomada das atividades, é de suma importância que a obra seja executada com qualidade, para assim ser desfrutada pelos seus usuários, sendo eles moradores ou turistas. Também é necessário passar pelo processo de análise dos órgãos competentes pois esses são detentores de parte dos recursos para realização da reforma“, diz a prefeita.

Lilian também aproveitou para garantir que está cuidando de Guaraqueçaba e fazendo tudo que estiver ao seu alcance para melhorar a qualidade de vida dos habitantes. “Asseguro que a Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba está trabalhando com força e atenção para que a reforma seja retomada e finalizada com qualidade, segurança e transparência. Sobre a entrada da cidade, posso dizer que estamos com o mesmo empenho na obra da Avenida Ararapira bem como em uma luta constante para a pavimentação ou manutenção da PR-405 junto aos órgãos competentes“, concluiu.

Por Brayan Valêncio