Prefeitura de Guaratuba realiza ações voltadas ao público feminino no Outubro Rosa


Por Publicado 13/10/2021 às 19h36 Atualizado 16/02/2024 às 16h02

Com o objetivo de disponibilizar atividades diversas para as mulheres da cidade, a Prefeitura de Guaratuba vem realizando ações interativas para o lazer e à saúde das adolescentes e mulheres da cidade do Cristo.

A atividade que mais chamou a atenção do público, foi um ensaio fotográfico com sete mulheres que passaram por tratamento de câncer de mama. A ideia era empoderar e demonstrar que é possível se recuperar da doença, que tem sido um dos maiores problemas sociais dos últimos anos na região.

A exposição foi complementada por falas das próprias mulheres e buscou incentivar o diagnóstico e demonstrar união entre os participantes. “A ideia foi fazer um grande evento, mas sempre pensando na biossegurança da questão de Covid-19. Queremos chamar a atenção para esse tema, na tentativa de desmistificar que o câncer é um atestado de óbito. O paciente morre de medo de descobrir que tem câncer, quando na verdade tem que ser o contrário. Quanto antes se detectar o câncer, melhor o prognóstico e a forma de tratamento”, diz o secretário de Saúde, Gabriel Modesto.

Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral.

O gestor da saúde vai além e cita que um ambiente acolhedor faz toda a diferença. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), há toda uma decoração em rosa e na identidade visual, para lembrar as mulheres da necessidade da prevenção. “A gente tem nas redes de saúde a disponibilidade da mamografia e do preventivo. Não existe nenhuma dificuldade em relação a isso no nosso município. A ideia é criar essa consciência“, complementa.

No dia 22 de outubro, as unidades de saúde atenderão exclusivamente as mulheres, com foco na mamografia e no preventivo. Será um dia de atenção especial ao público-alvo. Além disso, atitudes parecidas já estão sendo organizadas para a realização do Novembro Azul na cidade, quando a ideia é buscar informar os homens dos riscos do câncer de próstata.

Evento de abertura reuniu personalidades

Estava programada para o último sábado (9), uma caminhada coletiva para a conscientização do Outubro Rosa. O evento sairia da praia Central e iria até o Espaço Litoral. Mas, devido ao tempo chuvoso, o passeio foi cancelado, porém, o restante do evento surpreendeu os que participaram.

Andreia Busmeyer Cândido, que é membra da União das Mulheres Motociclistas e Amigas (UMMA), comentou a importância de fazer parte da ação, para manifestar a união das mulheres. “Participar da abertura é demonstrar que a mulher tem poder. Nós temos esta feminilidade que a gente precisa trazer também para o motociclismo e, principalmente, trazer conscientização da mulher se cuidar. A gente tem mania de cuidar sempre dos outros, mas precisamos de um momento para nós, e essa ação vem justamente para lembrarmos do autocuidado”, comenta.

O prefeito Roberto Justus (DEM) fez questão de estar presente na atividade como forma de demonstrar apoio ao necessário cuidado que as mulheres precisam receber. “Estes eventos, que nós fazemos nesse mês de outubro, têm a finalidade de chamarmos a atenção e dar um foco para a prevenção do câncer de mama e do colo de útero. Essas atividades devem acontecer o ano todo, mas realizar agora é uma forma de homenagear essas lindas, guerreiras, batalhadoras e vencedoras mulheres que estão aqui dando exemplo, ânimo e lição de vida para todos nós”, diz Justus.

O secretário Gabriel Modesto aproveitou o encontro para citar alguns dados sobre a doença. “28% dos cânceres feminino são de mama e 11% do colo de útero. Então, quase 40% das ocorrências de câncer são nessas categorias. Nesses dois tipos a gente pode fazer o acompanhamento real, durante toda a vida, para fazer um rastreio e identificá-lo de forma precoce”, diz o secretário, ressaltando que 2 a cada 3 mulheres que tiverem o prognóstico precoce, conseguem a cura.

O vice-prefeito Edison Roberto Correa Camargo (PSD) também esteve na abertura do Outubro Rosa de Guaratuba e afirmou ser necessário incentivar as mulheres a fazerem os exames de detecção. “Esse movimento eu conhecia há 30 anos, quando se iniciou em Nova York, no ano de 1990. A gente acompanhava o compromisso social das mulheres e sempre tive esse trabalho. Graças a Deus eu sempre tive esse carinho e amor especial pelas mulheres”, diz Edison Camargo, ressaltando que atividades como essas podem salvar vidas e garantir maior dignidade, saúde e respeito à parcela da população que é majoritária no Brasil.

Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral.

Uma das homenageadas no evento, Maria Ivete Gomes da Silva, de 52 anos, se emocionou ao relatar a superação do prognóstico positivo. “Tive o câncer de mama em março de 2017 e um apoio muito grande da minha família e dos meus amigos de trabalho para realizar o tratamento. Temos que ter muita fé. Sempre procuro participar do Outubro Rosa. Eu não me cuidei, estava com o câncer bem avançado, mas venci e hoje estou aqui. Hoje, essa homenagem está sendo um sonho. Estou chorando o tempo todo. Mulheres se cuidem”, diz uma das personalidades do dia.

Abertura foi teste para temporada do verão

A secretária de Cultura e Turismo de Guaratuba, Maria do Rocio Bevervanso, acompanhou a ação inicial do mês de conscientização contra o câncer de mama e demonstrou satisfação pela forma com que as atividades fluíram. “Nossa cidade já tem uma beleza nacional, uma gastronomia formidável. Tudo é muito bonito, desde a fauna à flora. Este ano estamos completando 250 anos e todo evento que aconteça serve para divulgarmos ainda mais a nossa cidade”, diz a secretária.

Foto: Diogo Monteiro/ JB Litoral.

Rocio também comentou sobre os cuidados adotados no evento e que devem ser levados para a temporada de veraneio, quando há grande aglomeração de turistas no município. “Nós teremos uma reunião nos próximos dias justamente por conta desse cuidado. Com certeza, estamos organizando tudo com muita atenção, com distanciamento social e as normas que exigem para mantermos a saúde e segurança de todos que passarem por aqui na temporada”, comenta.A secretária ainda informa que passará a receber doações de lenços, cabelos, fraldas geriátricas, sabonetes e materiais de higiene. Os produtos arrecadados serão entregues à pasta da saúde, que, juntamente com o prefeito, entregarão para hospitais que realizam tratamento do câncer. As doações podem ser feitas levando até a prefeitura ou solicitando a busca, que a secretaria irá ao local recolher os objetos.