Prefeitura de Matinhos oferta serviço de castração gratuita de cães e gatos às pessoas de baixa renda


Por Gabriel Santos Publicado 28/07/2022 às 16h45 Atualizado 17/02/2024 às 13h56
Mutirão acontecerá no dia 19 de agosto. Foto: Divulgação

A prefeitura de Matinhos está com as inscrições abertas para a população de baixa renda interessada em castrar seus cães e gatos. A ação, planejada pela secretaria de municipal de Meio Ambiente, acontecerá no dia 19 de agosto.

As inscrições começam nesta segunda-feira (1º) e seguem até o dia 17 de agosto. Os atendimentos serão realizados nas dependências da secretaria, localizada na rua Irati, nº 121, Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Para conseguir ter acesso ao serviço de castração gratuita, os tutores devem levar os documentos de identificação, folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico) e comprovante de endereço. Além da pessoa comprovar que é moradora da cidade, a equipe apenas aceitará castrar os bichos sem raça definida ou animais que foram adotados e, nesse caso, será necessário mostrar o comprovante de adoção no momento do cadastro.

Também haverá a possibilidade de os animais que vivem nas ruas serem castrados, no entanto, um morador precisará ficar responsável pelo pré-operatório e pós operatório do cão ou gato.

De acordo com a prefeitura, as inscrições podem ser abertas para todos os moradores do município, caso sobrem vagas destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Mais informações sobre o serviço serão fornecidas pelo WhatsApp da secretaria de Meio Ambiente no telefone: (41) 3971-6156.

Castração Gratuita

Desde 2014, a Lei nº 1682/2014 permite ao Poder Executivo firmar convênios com clínicas veterinárias e entidades de proteção ao animal com o objetivo de oferecer o serviço de castração a todos os matinhenses. A deliberação aponta que o intuito da lei é prevenir o controle populacional e de zoonoses no município.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…