Prefeitura de Paranaguá e UNESPAR firmam acordo para criação do Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná


Por Gabriel Santos Publicado 10/06/2022 às 20h03 Atualizado 17/02/2024 às 10h26

Espaço ficará aberto para que a população também tenha acesso aos registros históricos da cidade

O antigo Centro de Apoio aos Marinheiros de Paranaguá (CAM), localizado na rua João Eugênio, agora será o Centro de Documentação Histórica do Litoral do Paraná (CEDOC/Litoral). A prefeitura assinou, nesta sexta-feira (10), um Termo de Cooperação com a Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) no qual ajustaram os detalhes da parceria entre as duas partes.

Com o Centro de Pesquisa, ligado ao curso de História, a cidade ganha um local próprio voltado ao armazenamento dos registros históricos. Os documentos ficarão disponíveis para contribuir nas pesquisas da comunidade acadêmica e serem acessados pela população interessada em conhecer mais sobre a região. Os pesquisadores também poderão explorar o Arquivo Público Municipal de Paranaguá pelos próximos 30 anos.

O prefeito Marcelo Roque (PODEMOS) ressaltou a importância da assinatura do termo como uma forma de contribuir na retratação da história do Litoral. “Esta parceria com a Unespar é benéfica para o município, com este projeto poderemos resgatar e manter viva a história de toda a região”, comentou.

De acordo com o diretor do campus da UNESPAR de Paranaguá, Moacir Dalla Palma, os documentos datam do século XIX. “Esta parceria com a prefeitura vai possibilitar realizarmos estudos, pesquisas e projetos voltados à história de Paranaguá, o fórum possui documentos do século XIX e a partir de agora estarão em um local adequado”, destacou.

Estiveram presentes na reunião a secretária de Administração, Marcela de Paula; o diretor de Protocolo Geral e Arquivo Público, Erick Belo; o arquivista da prefeitura, Rogério de Oliveira; a coordenadora do Centro de Documentação Histórica, Liliane da Costa Freitag; e o coordenador do curso de História, Fábio Tadeu Vigh Hanna.

Com informações da prefeitura de Paranaguá

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…