Prefeitura de Paranaguá fez 1205 atendimentos na área de Assistência Social


Por Redação JB Litoral Publicado 27/04/2015 às 15h37 Atualizado 14/02/2024 às 07h18

Desde 2014 a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas, vem realizando o Projeto “Ação Social Nos Bairros”, onde são ofertados diversos serviços à população.

Neste ano milhares de pessoas já foram atendidas pela Prefeitura através deste projeto. A última edição foi realizada na Vila Divinéia para atender moradores daquele bairro e outros mais próximos.

De acordo com a equipe da Semas, foram realizados 1.205 atendimentos, sendo 69 cadastros e recadastros para o Bolsa Família, 50 atendimentos para o Cadastro Único, na estrutura montada na Escola Municipal Nayá Castilho.

Dezesseis pessoas foram atendidas para fazer o cadastro para o Programa Jovem Aprendiz. A equipe da Semas atendeu 53 pessoas que necessitaram de cópias de documentos para cadastros em programas.

“Esta é uma forma de cuidarmos da população e levarmos os serviços onde a população está”, destaca o prefeito Edison Kersten.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, parceira do evento atendeu 200 pessoas através de palestras e entregas de mudas de árvores e orientações ambientais.

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde – Semsa, participou do evento e fez centenas de atendimentos. As técnicas de enfermagem fizeram aferição da pressão arterial em 41 pessoas e a equipe do setor de Odontologia atendeu 158 pessoas dando orientações sobre escovação e entrega de kits de higiene bucal. O Núcleo Municipal Intersetorial de Prevenção de Violências, promoção da Saúde e da Cultura da Paz também participou do evento.

Luz, trânsito e serviços jurídicos

Os funcionários da Copel deram orientações sobre o programa Luz Fraterna para 12 pessoas do bairro. O Programa Luz Fraterna é um beneficio criado pelo Governo do Estado do Paraná, que realiza o pagamento da conta de luz das famílias de baixa renda, desde que beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica, através da Lei 17639/2013.

A equipe do Departamento Municipal de Trânsito deu orientações sobre o trânsito para 145 crianças, assim como prevenção do uso de drogas.
O Departamento Jurídico do Isulpar fez 22 atendimentos. Quem necessitou de orientações sobre cursos foi atendido pela equipe do Senai, que fez 17 atendimentos.

A equipe da CAB Águas de Paranaguá entregou 70 panfletos obre a Tarifa Social da Água. Podem solicitar a inclusão na Tarifa Social as famílias fazem parte do programa Bolsa Família, que residem em imóvel com até 50m2 de área construída, têm renda familiar de até dois salários mínimos e não possuem tarifas de águas em atraso. Documentos necessários: última fatura de água; IPTU ou documento de posse que comprove a área construída e comprovante de renda com apresentação do CPF do cônjuge (quando houver).

Mais de 100 crianças conferiram a apresentação do grupo do Ecoteatro Very Good, assim como fizeram pinturas no rosto. “Eles se divertiram muito”, destacou a secretária de Assistência Social Neuza Mary Machado.

A Fundação Municipal de Cultura, também participou do evento. O Mago das Bolhas se apresentou para aproximadamente 120 crianças, que também participaram das atividades promovidas pelo grupo Nós Podemos Paranaguá/Paraná.

“Vale destacar que ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Assistência Social – Semas realizará o projeto Ação Social nos Bairros, em diversos pontos da cidade” reforçou a secretária Neuza.