Prefeitura de Pontal do Paraná levará os pontalenses ao Hemepar para doação de sangue, em Paranaguá


Por Gabriel Santos Publicado 16/03/2022 às 12h43 Atualizado 17/02/2024 às 03h57
Moradores de Pontal serão transportados pela secretaria de saúde. (Foto: Arquivo JB Litoral)

Com os recentes desafios dos hemocentros em obter doações em meio a pandemia do Covid-19, a população de Pontal do Paraná poderá ajudar a salvar vidas com a Campanha de Doação de Sangue.

A secretaria de Saúde do município disponibilizará uma van aos interessados em fazer o gesto, tido como altruísta, e os levará até a Unidade de Coleta e Transfusão de Paranaguá no dia 30 de março. O veículo passa nos seguintes locais: na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Pontal do Paraná, no Pronto Atendimento de Shangri-lá, UBS de Ipanema e no pátio da prefeitura.

Para participar, os doadores precisarão preencher um formulário, clicando aqui, manifestando sua vontade com informações médicas e de identificação. Após o cadastro, a prefeitura irá combinar os últimos detalhes em relação ao agendamento por meio de ligação telefônica.

Quem pode doar sangue?

Segundo indicações do Ministério da Saúde, pessoas entre 18 e 60 anos (até 55 kg) estão liberadas para realizar a ação. O órgão também recomenda à população que ingira alimentos saudáveis três horas antes do ato. Quem já tomou as doses contra a Covid-19 pode contribuir com o hemobanco, porém, precisa respeitar o cronograma de cada imunizante.

Mas no caso daqueles que apresentem sintomas de gripe ou resfriado, a doação não será aceita até que os indícios desapareçam nos próximos sete dias. Também é a mesma situação das grávidas, das pessoas que fizeram tatuagens ou colocaram piercings nos últimos doze meses, as que tenham sido expostas às doenças sexualmente transmissíveis, entre outros problemas.

Confira a lista de todos impeditivos, clicando aqui.