Prefeitura e Associação Paralímpica lançam projeto de remo paralímpico em Paranaguá


Por Redação JB Litoral Publicado 27/11/2015 às 05h00 Atualizado 14/02/2024 às 11h05

No próximo domingo (29), a partir das 10h da manhã, quem passar pela Praça 29 de Julho vai notar uma movimentação diferente. Isto porque a Prefeitura e a APP – Associação Paralímpica de Paranaguá – estarão com um estande para divulgação da mais nova modalidade incentivada pela Prefeitura: remo paralímpico.

A prática de esportes paraolímpicos é destinada a pessoas com deficiência.

Estarão à disposição dos que passarem pelo local um remo ergômetro e também um barco de canoagem para demonstração.

A ação é apoiada pela Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes) e Fundação Municipal de Turismo (Fumtur).

A equipe da diretoria é composta por Mário Sérgio, Talita Borba (monitora de remo), Aliana Lima (auxiliar técnica da APP) e o Zecão da Paracanoagem (José Aguimarino de Jesus Coelho), campeão mundial da categoria aceânica e maratona de paracanoagem (doze quilômetros). Zecão é um dos precursores da modalidade no Brasil.Queremos fazer um convite à população de Paranaguá com deficiência que queiram conhecer o remo em Paranaguá que venham nos visitar no domingo. Vamos fortalecer essa modalidade, onde já fomos destaque nacional há décadas atrás”, salientou Mário Sérgio.

No dia 20 de dezembro, o grupo realizará a . 1ª Regata Paralímpica da cidade de Paranaguá.

O prefeito Edison Kersten falou sobre o apoio. “Damos o suporte a atletas paraolímpicos, que sempre alcançam bons resultados, levando o nome do nosso município para todo o Estado e para o Brasil. Vamos incentivar mais essa modalidade, que é o remo, e incrementar nossa participação e representação mas competições. Também convido a população para conhecer o trabalho realizado pela APP em nossa cidade”, disse.

O presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Rafael Guttierres Júnior, explica que “competições esportivas também são atrativos turísticos importantes, pela demanda que geram e pelo número de pessoas que vem de fora e circulam pela cidade. Todo e qualquer apoio ao esporte também é um apoio ao turismo”.

Darlan Janes Macedo Silva, presidente da Fundação Municipal de Esportes (Fundesportes), salienta o apoio constante da Prefeitura a projetos paralímpicos. “Não descuidamos dos nossos atletas com deficiência, pois esporte traz cidadão e participação social a todos os parnanguaras”, disse.

A Prefeitura apoia projetos de esportes paraolímpicos em modalidades como bocha, natação entre outras.

A APP tem, hoje, cerca de 30 atletas da cidade filiados e a expectativa é aumentar mais esse número.