Prefeitura faz primeiro teste para implantar ônibus na Ilha dos Valadares


Por Redação JB Litoral Publicado 14/07/2015 às 16h00 Atualizado 14/02/2024 às 08h42

Pela primeira vez em sua história, os 30 mil moradores da Ilha dos Valadares contarão, em breve, com ônibus do transporte coletivo municipal. A primeira viagem – ainda em caráter experimental – aconteceu na tarde desta terça-feira (14), com a presença do prefeito Edison Kersten.

Este trajeto serviu para o prefeito, secretários municipais, vereadores e técnicos da Viação Rocio avaliarem, in loco, o itinerário proposto. Ficou definido que a linha terá pontos de parada na Praça Ciro Abalém e nos três principais bairros da Ilha: Vila Bela, Itiberê e Sete de Setembro. Neste percurso, o ônibus deve passar pelas principais ruas da localidade, como as rua 28, 33, 32 e 2.

Dentro de 15 dias, de acordo com o prefeito Edison, será anunciado o trajeto final, a tarifa e os horários da linha. “Estamos fechando os detalhes da implantação, mas a população pode ter a certeza que iremos implantar o transporte coletivo na Ilha dos Valadares, uma medida histórica e inédita que vai beneficiar a todos os moradores”, salientou. “Sabemos da dificuldade de quem precisa se deslocar de um lado a outro da Ilha e estamos providenciando uma solução”, disse.

O trajeto total soma cerca de seis quilômetros.

INTEGRAÇÃO

Outra novidade para os moradores da localidade é que o transporte será integrado com as linhas do continente. O passageiro da Ilha poderá pegar outra linha no continente pagando apenas uma passagem. “Isso já está acertado com a Viação Rocio. O retorno, quem estiver de ônibus no continente e precisa pegar na Ilha, também não será cobrado a mais”, salientou o prefeito.

TRÂNSITO

Após a definição do trajeto, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg), iniciará o trabalho de sinalização das ruas por onde passará a linha do transporte coletivo. Muitas delas terão proibição de estacionar e a população deve ajudar na fiscalização informando à Guarda Municipal casos de estacionamento irregular.

A previsão, segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, é que sejam instalados mais de 20 paradas de ônibus, uma a cada duas quadras. Em três destes pontos, serão instalados os modelos novos que a administração atual está instalando na cidade.