Prefeitura inicia entrega de 13 mil kits de saúde bucal nas escolas municipais


Por Redação JB Litoral Publicado 24/03/2015 às 17h00 Atualizado 14/02/2024 às 06h43

 Com o objetivo de fazer com que as crianças que estudam na rede pública municipal tenham um belo sorriso, as secretarias municipais de Saúde e Educação adotaram uma iniciativa pioneira em Paranaguá. Começa nesta quarta-feira (dia 25) a entrega dos 13 mil kits de saúde bucal, que contêm escova, creme e fio dental e toalha.

 O objetivo é incentivar que tanto os estudantes como os pais fiquem atentos à importância de escovar os dentes após as refeições. Receberão os kits 13 mil alunos do Ensino Fundamental, do 1.º ao 5.º ano.

 O prefeito Edison Kersten fará a entrega para estudantes das escolas municipais Arminda de Souza Pereira, no Jardim Iguaçu, às 14h, e Iracema dos Santos, na Ilha dos Valadares, a partir de 15h30. Nas outras escolas da rede municipal a entrega começa também nesta quarta-feira.

“É muito importante incentivarmos a prevenção. Queremos que nossas crianças tenham a consciência da importância de cuidar dos dentes”, destacou o prefeito Edison.

 lembrou  também que a ação ocorre graças à lei sugerida p,elo vereador Arnaldo Maranhão e aprovada pelos demais edis da Câmara Municipal.

 O vereador Arnaldo Maranhão também destacou a importância de se investir em prevenção.“Resolvi sugerir esse projeto pensando no futuro da saúde dessas crianças. Isso porque há muitas doenças contraídas pela boca. Vamos ter uma geração saúde”, comemora o parlamentar.

 Maranhão ainda agradeceu a sensibilidade do prefeito Edison e das secretárias municipais de Saúde, Terezinha Flenik Kersten, e de Educação, Hilda Werner, por colocarem em prática o projeto. E lembrou que a partir desse ano o kit de saúde bucal será entregue como os materiais escolares, no início de ano letivo.

 Atualmente, se for verificado que algum estudante de escola municipal está com problemas na dentição automaticamente o orientador escolar comunica familiares sobre a situação. Em seguida, a orientação dada é para procurar o posto de saúde com atendimento odontológico mais próximo.