Prefeitura não coloca asfalto no trecho da rua que recebe tráfego portuário
Apesar do grande volume de Impostos Sobre Serviços (ISS), pago pelas empresas que atuam na movimentação portuária, principalmente no setor de fertilizantes, a prefeitura de Paranaguá admite não investir na pavimentação asfáltica em ruas que possuem intenso tráfego de veículos pesados.
É o que consta na nota enviada pela Secretaria de Comunicação de Paranaguá, ao responder o motivo pelo qual a obra de colocação de uma nova camada de asfalto na Rua Comendador Correia Junior encerra na Rua Barão do Rio Branco.
De acordo com a nota, a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop), tendo em vista que a parte final da Rua Comendador Correia Junior ser muito utilizada pelas empresas que operam no porto de Paranaguá, com intenso tráfego de veículos pesados, a prefeitura “optou por retirar a camada asfáltica do trecho e manter a pavimentação com paralelepípedo, que se mostra mais resistente que o próprio CBUQ nestas condições”.
A pavimentação da rua começou neste mês e foi aplicado asfalto a quente CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente) no trecho que compreende a Rua João Eugênio até a Rua Barão do Rio Branco. A nova pavimentação possui sete mil metros quadrados e teve um investimento aproximado de R$ 86 mil.
Vale ressaltar que logo após o trecho final da nova camada asfáltica existe uma escola onde estudam crianças com idades a partir de três anos, além de uma unidade da Justiça Federal e um clube noturno. Após estas entidades, encontram-se as empresas que atuam no ramo de fertilizantes e recebem uma grande movimentação de caminhões. Da mesma forma que a Comendador Correia Junior, o trecho final da Rua Nestor Victor e da Avenida Gabriel de Lara, sofrem a mesma discriminação por parte das diversas gestões que passaram pela prefeitura e o piso da última quadra de cada uma das ruas ainda é a base de paralelepípedo.