Presidente da Associação dos Criadores de Curiós abre mão da recondução; nova direção será eleita no sábado
A Associação dos Criadores de Curiós e Coleiros do Litoral Paranaense (ACCCLP), fundada em 1987 é uma organização recreativa e sem fins lucrativos que busca difundir os conhecimentos sobre a criação em cativeiro de curiós e coleiros, promover treinos e torneios de canto de pássaros e colaborar, por todos os meios ao seu alcance, para a preservação da flora e fauna.
Como uma associação histórica e fundamental para a preservação de algumas das espécies mais características do Litoral, o vereador Ezequias Rederd (PODEMOS), mais conhecido como Maré, que é um dos gestores do grupo, afirma que muita coisa é feita pela ACCCLP. “Nós temos um trabalho de assistência social, de participação muito importante. Somos registrados no Ibama e IAP. Esses pássaros estavam praticamente em extinção, mas devido aos criadores amadores, pararam de ter valor comercial. Com isso, preservou-se as espécies e muitos deixaram de estar em extinção“, ressalta o Maré.
Para ele, todo o trabalho feito é essencial para que a biodiversidade siga preservada. “Quem gosta cria e ajuda a preservar a natureza. Eu mesmo sou criador amador com registro. Do mesmo jeito que você trata seu cachorrinho, tem que tratar o pássaro. Ele faz parte da família“, diz Ezequias, ao reforças que as licenças são fiscalizadas com frequência pelos órgãos reguladores.
Na tentativa de manter a boa atuação da associação, uma nova eleição definirá o rumo do grupo no próximo sábado (26). A última chapa foi eleita por aclamação, em 2020, e desta vez, será chapa única, mas agora com diferenças essenciais nos cargos de liderança.
A chapa ficou definida da seguinte forma:
- Presidente: Nelson Adriano do Carmo filho;
- Vice-presidente: Altino Batista Júnior;
- Secretário: Claudino de Souza Ribeiro
- Tesoureiro: Jesiel Pires;
- Diretor social: Ezequias Rederd Ferreira;
- Diretor de patrimônio: Carlos Alberto Carvalho Araujo;
- Diretor de canto e criação: Nilo Fernandes da Conceição Neto;
- Conselho fiscal: Paulo Emanuel Calado; Josemir Francisco Braga e Ezequias Bernardo Días;
- Suplentes: Jadson Nunes da Silva; Paulo Takeshiro Fujimaki e Erick Fernandes da Conceição.
Entre as regras previstas em estatuto, é que a ACCCLP não remunera os membros da diretoria executiva e do conselho fiscal, não distribuindo lucros ou dividendos, sob nenhum pretexto.
O mandato é de 2 anos e a eleição da diretoria executiva e do conselho fiscal ocorrem sempre no mês de março. Como há chapa única, o resultado deverá ser conhecido por aclamação. Amanhã (25) será o último dia para a inscrição de chapas concorrentes.
O evento entre os sócios está marcado para às 19h e é necessário a presença de dois terços dos associados sede social, localizada na Rua Washington Luiz, nº 3508 para que o resultado seja considerado válido.
Fernanda Monteiro vence na Justiça ação que pedia impugnação da candidatura; já Renato Marin está inelegível, decide TRE-PR
Fernanda Monteiro (PSD), acusada de atuar como secretária mesmo após sua exoneração e com a polícia envolvida no caso, teve…
Fernanda Monteiro (PSD), acusada de atuar como secretária mesmo após sua exoneração e com a polícia envolvida no caso, teve…