Primavera começa com baixa expectativa de chuvas no litoral


Por Agência Estadual de Notícias - AEN Publicado 21/09/2021 às 17h38 Atualizado 16/02/2024 às 14h00
lanço tainhas pontal

A primavera começa às 16h21 desta quarta-feira (22). Segundo a previsão do Simepar, o primeiro dia da estação será parcialmente nublado nas regiões do Litoral e Região Metropolitana de Curitiba.

Nas áreas próximas da divisa com Santa Catarina, no Litoral e na capital, as temperaturas máximas ficam entre 17ºC e 20ºC. O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, explica como deve ser a temperatura nesta estação. “No litoral, a gente espera uma grande variabilidade na temperatura média, principalmente quando tiver a passagem de frentes frias ou alguma massa de ar frio que se desloca pelo Oceano Atlântico, já que o vento acabam influenciando toda a região. A gente deve ter alterações bruscas na temperaturas, como ocorreu nas últimas semanas. Acaba, às vezes, ficando um ou dois dias com temperaturas baixas e depois tem o predomínio do sol e aquece bastante“, explica.

De modo geral, nos períodos secos, o rápido aquecimento durante o dia vai formar ondas de calor. Além disso, massas de ar frio e sistemas de precipitação se deslocando lentamente nas proximidades da Costa Sul do Brasil vão manter as temperaturas amenas na Região Leste, entre Curitiba e as praias. No Litoral, a temperatura média do ar e o regime de chuvas vão seguir os padrões climatológicos da estação. Já as chuvas devem se manter abaixo do normal.

O conjunto dos modelos climáticos indica a probabilidade elevada de ocorrência do fenômeno La Niña nas águas do Oceano Pacífico Equatorial ao longo da primavera. O resfriamento da temperatura da superfície das águas altera os padrões globais de chuvas e temperaturas.

Verão próximo

Por ser uma estação de transição entre os regimes climáticos do inverno e do verão, a primavera favorece eventos meteorológicos severos como fortes rajadas de ventos, granizo, chuvas volumosas e grande quantidade de raios, que só podem ser detectados em curto prazo.

O Simepar faz o monitoramento sistemático das condições do tempo e emite alertas com antecedência de poucas horas, o que possibilita a adoção de medidas de prevenção e mitigação dos efeitos na sociedade. Para receber esses alertas no celular, os interessados podem se cadastrar na Defesa Civil Estadual enviando uma mensagem para o telefone 40199 com o número do CEP da sua residência.