Produtor de leite sofre com falta de energia há quase 24h em Morretes


Por Diogo Monteiro Publicado 31/12/2021 às 15h39 Atualizado 16/02/2024 às 22h50

Os últimos dias de 2021 estão angustiantes para Arlindo Pentenusso, de 51 anos, conhecido produtor de leite da região do Itaperuçu, área rural de Morretes.

Em contato com o JB Litoral, o produtor relatou que as chuvas começaram a cair de forma mais intensa na cidade, devido a isso, a energia elétrica sofreu uma queda e até agora não houve resposta. “Estava tudo bem pela manhã e no inicio da tarde, pelas 14h a luz acabou. Pensamos que seria uma pequeno desligamento, por conta da chuva forte que caiu, mas as horas foram passando e a demora para o restabelecimento da luz começou a se prolongar“, disse o produtor.

Arlindo contou que ligou mais de 15 vezes para a Companhia Paranaense de Energia (Copel), e, na última tentativa, a resposta foi de que até as 18h tudo estaria normalizado, o que não aconteceu. “Durante todo o dia tentei entrar em contato com a Copel, mas eles sempre falavam que seria resolvido, hoje pela manhã acordei na esperança de ter a energia de volta e não aconteceu, meu medo é ficar mais tempo sem ter a energia“, desabafou.

A produção da família Pentenusso é feita duas vezes ao dia, uma às 5h e outra às 17h, com a queda da energia, o leite coletado da ordenha no período da tarde, está em baldes espalhados na área de refrigeração, o que irá comprometer todo o alimento. “Essa situação atrapalhou a nossa vida, temos a ordenha mecânica, sem luz, fizemos de forma manual, tiramos o leite e não temos o resfriador para guardá-lo, toda nossa produção vai ser perdida e isso irá nos trazer grandes prejuízos“, finalizou.

Além do sítio de Arlindo, cerca 25 famílias estão na mesma situação e aguardam com urgência a solução do caso. O JB Litoral entrou em contato com a Copel para saber sobre a situação na região, em nota enviada, a empresa comenta que, devido os fortes temporais, as equipes “precisaram interromper os trabalhos de recuperação da rede de energia. Nesta sexta-feira, pela manhã, as equipes voltaram a campo e estão atuando em todos os locais em que é possível o acesso”.

Confira a nota na integra:

“Devido ao forte temporal que causou estragos e alagamentos em Morretes na tarde da última quinta-feira, as equipes da Copel precisaram interromper os trabalhos de recuperação da rede de energia afetada por outro temporal na última quarta-feira. Nesta sexta-feira pela manhã as equipes da Copel voltaram a campo e estão atuando em todos os locais em que é possível acesso, porém ainda há regiões alagadas e locais onde é preciso levar a pé os postes para troca dentro da mata fechada. A companhia se compromete a continuar em campo até religar todos os consumidores afetados, conforme as condições climáticas permitirem”.