Professores do Litoral reivindicam reposição salarial; escolas tiveram atividades parcialmente paralisadas


Por Gabriel Santos Publicado 22/06/2022 às 21h00 Atualizado 17/02/2024 às 11h10
App Sindicato deu uma data limite para o governo apresentar suas decisões. (Foto: Ilustração/ Diogo Monteiro/ JB Litoral)

Na última terça-feira (21), as escolas estaduais do Litoral tiveram suas atividades parcialmente paralisadas devido a um protesto dos professores. O motivo do ato foram as reivindicações da classe educadora envolvendo a defasagem salarial, realização de concursos públicos e outros pontos importantes para a categoria.

De acordo com a unidade do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP Sindicato) do Litoral, apenas os colégios estaduais de Guaratuba interromperam totalmente os serviços, enquanto nos outros municípios da região, as aulas ocorreram em certas escolas. Segundo a organização sindical, mais de 80 professores do Litoral foram até Curitiba participar da mobilização. Ao todo, cerca de 10 mil pessoas foram às ruas protestar contra as medidas da atual gestão do governo.

Nesta quarta-feira (22), uma reunião entre a APP Sindicato e a Casa Civil abordou as reivindicações da classe. Mas, após ouvir o parecer da secretaria de Estado da Fazenda que, no momento, não pretende reajustar os salários, os parlamentares pediram um prazo maior para analisarem as contas. Com isso, os dirigentes do sindicato deram uma data limite para uma decisão do Governo: 27 de junho.

O que é a Data-base?

Entre as principais solicitações da comunidade, está a readequação salarial a partir da correção da data-base. O cálculo da data-base funciona como uma correção dos vencimentos dos servidores públicos.

Segundo a APP Sindicato, o governo acumula uma dívida superior a 36% com o funcionalismo e tem até 1º de julho para recompor as perdas inflacionárias dos últimos 12 meses (12,13%).

Com informações da APP Sindicato

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…