Profissionais da Saúde apresentam papel no atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência, em Paranaguá


Por Redação Publicado 10/06/2023 às 10h18 Atualizado 18/02/2024 às 13h52

Instituída por meio da Lei Federal 14.432, de 2022, a campanha Maio Laranja estabelece que a campanha deve ser realizada no mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, com ações efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Paranaguá, além das ações ocorridas no mês dedicado ao tema, o Centro de Atendimento Integrado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (Caicavv), iniciativa da Comissão de Enfrentamento às Vítimas de Violência (Comev), oferece um local especializado e multidisciplinar para o atendimento de crianças e adolescentes que tenham sido vítimas de violências física, sexual, psicológica ou negligência, durante todo o ano. O Caicavv conta com uma rede composta por equipe multidisciplinar das secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação.

Mostrando os serviços

Na última quarta-feira (7), a superintendente municipal de Assistência à Saúde da secretaria municipal de Saúde, Ghislaine Corrêa, a coordenadora municipal da Estratégia Saúde da Família, Miriam Simião e a agente comunitária de saúde, Raphaelle Fernandes, deram uma palestra no Caicavv sobre os serviços da Saúde como parte da rede de atenção. O convite partiu da Comissão de Enfrentamento às Vítimas de Violência.

A Atenção Básica constitui um espaço primário para o atendimento, identificação, cuidados, proteção de crianças e outros em situação de violência, com ênfase na prevenção de danos à saúde e a promoção do bem-estar das famílias. Dentro da Atenção Primária é importante destacar o papel de cada profissional, os agentes comunitários de saúde e equipe de Enfermagem como linha de frente para organização e promoção de ações que implicam na prevenção dos abusos e demais situações como negligência e exposição a riscos”, disse a superintendente Ghislaine Corrêa.

Foto: Prefeitura de Paranaguá


Atualização constante

O Caicavv é composto por uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de diferentes áreas, como psicólogo, assistente social, médico e enfermeiro. O objetivo é oferecer um atendimento integral e especializado às vítimas, considerando suas necessidades físicas, emocionais e legais.

Em cada reunião da Comev realizada nas dependências do Caicavv, representantes de várias áreas e que compõem a Comissão de Proteção, vem ao Centro de Atendimento Integrado para explanar sobre sua participação na rede de atenção e seus trabalhos realizados. Desta vez, foi a equipe da Saúde que tem um papel muito importante nessa rede de proteção”, ressaltou a psicóloga do Caicavv, Jéssica Teixeira Gonçalves.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paranaguá