Programa Portas Abertas é reconhecido como uma das melhores iniciativas de responsabilidade social


Por Redação JB Litoral Publicado 09/10/2015 às 09h00 Atualizado 14/02/2024 às 10h18

No mês de setembro o Jornal dos Bairros realizou a nona edição do Troféu Imprensa, com a escolha dos melhores do ano em diversos segmentos de atuação no município.

Nesta edição a CAB Águas de Paranaguá foi eleita com o melhor projeto de responsabilidade social, por meio do programa de educação ambiental Porta Abertas, voltado para estudantes das redes públicas e privadas do município, no qual é apresentado o ciclo de tratamento da água e esgoto, reforçando a necessidade do uso racional para preservar o recurso, considerado vital para as futuras gerações.

Além deste reconhecimento, o programa já recebeu por duas vezes consecutivas o Selo ODM – Objetivo do Desenvolvimento do Milênio, iniciativa do Movimento Nós Podemos Paraná, liderado pelo Sesi, certificação que reconhece o trabalho voltado para os objetivos do milênio, desenvolvido pelas empresas paranaenses.[tabelas]
Todo este reconhecimento mostra o resultado positivo do programa Portas Abertas, um trabalho que exige envolvimento e dedicação não só dos profissionais da CAB, mas também da Secretaria Municipal de Educação, principal entidade participante do programa. Semanalmente a divisão de Projetos Especiais da secretaria, encaminha escolas para fazer as visitações na estação de tratamento de água. O resultado pode ser observado nas atividades cotidianas que envolve o consumo de água nas escolas, e também nas residências dos alunos.
Durante as visitas os alunos contam que em casa eles cobram seus pais para contribuir com a economia da água’’, conta Julie Campbell, Engenheira Química que explica o processo de tratamento da água na estação.

O Programa Portas Abertas é oferecido para a comunidade desde 2010, e até então as estações de água e esgoto do município já recebeu cerca de 2.800 visitantes, entre alunos da rede publica municipal, estadual, privada, universidades, cursos técnicos e lideranças comunitárias.

A CAB entende que aplicar um programa que promova a importância da educação ambiental voltada principalmente para a sustentabilidade, já nas escolas, é possível criar nas novas gerações a devida mentalidade conservacionista, sendo muito mais fácil implementar princípios que visam à utilização sustentável da água no futuro.