Projeto apoiado pela Fumcul leva aulas de dança para mulheres do bairro Costeira


Por Redação JB Litoral Publicado 15/09/2015 às 06h00 Atualizado 14/02/2024 às 09h40

Mais de 30 moradoras do bairro Costeira reúnem-se, duas vezes na semana, na Associação dos Moradores do bairro Costeira, desde maio, para as aulas do projeto ‘Paranaguá Dança e Movimento’. Esse é um dos projetos aprovados em edital e que recebem o apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FUMCUL).

A professora do projeto, Sandra Regina Braz Schoinski, explica que as alunas terão a oportunidade de transitar entre estilos variados de danças como ritmos brasileiros, danças africanas, danças ciganas e danças modernas.O objetivo do projeto é levar conhecimento teórico e prático sobre as diversas modalidades de dança, bem como os benefícios da prática no âmbito da saúde, por exemplo”, salientou Sandra.

As alunas irão apresentar o resultado dos primeiros dois meses de trabalho no próximo dia 25, às 20h, com uma mostra especial de dança, na própria sede da Associação. Celso Roberto Adriano é presidente do bairro Costeira e explica que o local que hoje serve para a atividade foi revitalizado com a ajuda da Prefeitura.

“O imóvel foi reformado, com troca de forro, iluminação e repintura. Também ganhamos melhoria em nosso campo de futebol e essa praça, que foi revitalizada para servir à comunidade. Agradecemos à Prefeitura e parceiros por essa realização”, salientou.

Vanessa Rodriguese de Jesus é uma das participantes do projeto – e só tem elogios: “Não falto porque é muito bom participar. Sinto melhora em condições físicas. Até na hora de respirar, está melhor”, salientou.

Com 10 anos, Nicolle Caroline Serafim de Deus pega a coreografia muito rápido e está ansiosa pela apresentação do dia 25. “Até na escola falo do projeto com os amigos. De todas as coreografias, eu acho mais legal a da cadeira”, disse, referindo-se a uma danças ensaiadas para a mostra de dança do projeto.

A Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) apoia, ao todo, 12 projetos aprovados em edital público e que estão em execução no município. Se contados os projetos aprovados via Conselho Municipal de Cultura, são aproximadamente 30. “Em comum, todos têm a premissa de dar esse retorno direto à população, seja por meio de oficinas, palestras e workshops”, disse a presidente da Fundação, Maria Angélica Lobo Leomil.

“Temos tido um retorno positivo da classe artística de todos os seguimentos, no sentido de que estamos investindo na promoção da cultura em nossa cidade. Nisso, agradecemos ao prefeito Edison Kersten por nos permitir trabalhar com liberdade e em parceria com a classe artística da cidade”, salientou.

Para quem quiser se inscrever e participar do projeto Paranaguá Dança e Movimento, o telefone de contato da Fundação Municipal de Cultura é o 3423-5206.