Projeto que capacita professores e resulta em melhorias para a educação municipal de Matinhos forma 2ª turma


Por Flávia Barros Publicado 08/12/2023 às 15h28 Atualizado 19/02/2024 às 07h08

Eles são professores da rede municipal de Matinhos, pós-graduados e que já haviam passado por cursos de formação continuada. Mas, no último dia 24, concluíram mais uma etapa importante na carreira: o Programa de Capacitação Avançada (PCA).

Com nível de mestrado, o programa tem duração de dois anos, com carga horária de aproximadamente 500 horas. Instituído por meio da Lei Municipal 1639, de 2013, o objetivo do PCA é melhorar o rendimento dos alunos e ampliar a formação integral dos educandos da rede.

Porém, desde a sua criação, apenas uma turma havia sido capacitada. A iniciativa, que não tem custo para os professores, foi retomada na atual gestão, e já está com o terceiro grupo em formação, com conclusão no final de 2024.

O edital para a formação da quarta classe está previsto para ser lançado no primeiro semestre do ano que vem. Cada turma tem 30 professores.

Desde a criação já era para ter sido formadas sete turmas, com mais de 200 professores contemplados. Mas a lei que foi desrespeitada nas gestões anteriores vem sendo cumprida à risca pelo prefeito Zé da Ecler, e esses 30 professores que passaram os finais de semana dos últimos dois anos se capacitando terão 30% de reajuste nos seus salários a partir do ano que vem”, diz o secretário municipal de Educação, Mário Braga, ao JB Litoral.

Prefeito José Carlos do Espírito Santo (Podemos) participou da formatura dos professores que concluíram o PCA. Foto: Prefeitura de Matinhos


Legado


Segundo o secretário, mais do que a valorização profissional, os docentes também deixam um legado para a rede municipal. “Esses profissionais da Educação desenvolvem projetos que são implantados nas escolas que eles atuam e isso só foi possível devido à parceria do município com a Universidade Federal do Paraná, setor Litoral”, conta Mário.

A coordenadora de Serviços de Capacitação e Avaliação Educacional, Marilda Monteiro, detalha que o programa foi ressignificado em 2021 e, atualmente, tem uma nova filosofia que se traduz em parcerias para o fortalecimento tanto das formações de professores quanto da educação de um modo geral.

Formatura


A festa de formatura da segunda turma do PCA foi realizada no restaurante Pilequinho. Em sua reformulação, o programa contou com Marilda Ferreira de Almeida Caldas, Juliana Niesborski, Ivoneide Zaror de Souza e Dabinei Ferreira de Lima na comissão. Como presidente, estava o secretário de Educação Mário Braga. Os professores Israel Montesuma Oliveira e Vandra Ferretti eram os tutores. Já os formadores foram os professores da UFPR Litoral, Marcos Aurélio Zanlorenze, Neusa Maria Tauscheck, Suzana Cini Freitas Nicolodi, Paulo Gaspar Graziola Junior e Ana Maria Franco.

O que se percebeu foi uma efervescência de ideias, criatividades e práticas significativas e muito bem elaboradas pelos docentes, além da mudança de postura e de leitura de sua própria realidade profissional, o que contribui e converge para o aprendizado dos alunos das escolas e CMEIs”, finaliza Marilda.