Projetos de Paranaguá recebem investimento de R$ 200 mil de programa de incentivo aos negócios


Por Redação Publicado 24/05/2023 às 14h49 Atualizado 18/02/2024 às 12h07

No início deste ano, a Coalizão pelo Impacto, uma iniciativa nacional de fomento à criação de negócios de impacto socioambiental, organizou uma Chamada de Financiamento de Programas de Apoio a Negócios de Impacto e selecionou 15 iniciativas em seis cidades brasileiras.

Em Paranaguá, dois projetos foram contemplados. A Jornada de Impacto, encabeçada pelo Sebrae, em parceria com Instituto Federal do Paraná (IFPR), Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); e o Aquário da Inovação, liderado pela Impact Hub Curitiba, em parceria com o Instituto Ecoe.

Durante o primeiro encontro entre os selecionados, que aconteceu na última semana, a equipe de gestão da Coalizão e os vencedores discutiram sobre os próximos passos e a sinergia entre os projetos.

A Coalizão também promoveu workshops do programa Universidades Mais Engajadas, responsável por fomentar a atuação da comunidade acadêmica em empreendedorismo social, investimento e negócios de impacto e inovação socioambiental. As atividades do workshop aconteceram no Instituto Federal do Paraná (IFPR) e no Campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar).

Segundo a pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos Humanos da Unespar, Andréa Lúcia Sério Bertoldi, a universidade está envolvida no movimento que busca “soluções inovadoras que colaborem para a diminuição de desigualdades sociais e promovam o desenvolvimento regional”, afirma.

Conheça os dois projetos parnanguaras que, juntos, receberam o incentivo de R$ 200 mil

Jornada de Impacto

Visa assegurar aos empreendedores de Paranaguá uma jornada de aprendizado e conhecimento que coloque seus negócios alinhados aos negócios de impacto e em condições de rentabilidade e sustentabilidade.

Para isso, disponibilizará apoio técnico, formação e capacitações para que os empreendedores alinhados à abordagem de impacto, fortaleçam as ideias, negócios, comunidades e a região. As atividades contemplarão os processos desde o desenvolvimento de soluções e ideias, validação de problemas e soluções, empreendedorismo, negócios de impacto, desenvolvimento de habilidades de gestão administrativa, financeira e comercial básica, preparação e acesso a mercado, formalização, marketing e vendas e informações a respeito de oportunidades para captação de recursos (financiamento, editais de apoio, premiação e subvenção).

Aquário da Inovação

O projeto pretende ser um hub de conexão entre diferentes atores estratégicos para o desenvolvimento de um ecossistema de empreendedorismo de impacto em Paranaguá. A proposta é a criação de ciclos de inovação aberta envolvendo poder público e empresas (demandantes), empreendedores, ONGs e Universidade (proponentes de soluções).

O projeto contempla a execução de um primeiro ciclo completo de inovação aberta, que começará com o diagnóstico local para a escolha dos desafios de inovação de impacto junto ao poder público e empresas. Em seguida, será feita a busca ativa no território por potenciais empreendedores e desenvolvedores de soluções para estes desafios, com prioridade a pessoas oriundas de comunidades vulnerabilizadas.

Os participantes selecionados passarão por um processo de capacitação para que possam refinar suas soluções que, ao final, serão apresentadas aos demandantes a partir da metodologia de conexões do Impact Hub.

Representantes do Sebrae, Unespar, IFPR, UTFPR, Impact Hub e Instituto Ecoe junto aos membros da equipe do ICE e da Fundação Grupo Boticário. Foto: Albert Estiarte/Arquivo pessoal