Paranaguá está entre as cidades que aplicarão as provas da 1ª fase da UFPR


Por Gabriel Santos Publicado 07/05/2022 às 11h27 Atualizado 17/02/2024 às 07h52
ufpr litoral, praia, federal
Além de Paranaguá, outras quatro cidades do Paraná também aplicam a prova. (Foto: Ilustrativa/ Rafael Soveral/ JB Litoral)

Agora os estudantes do Litoral, que antes eram obrigados a ir até Curitiba para participar do processo seletivo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), poderão fazer as provas da primeira fase do vestibular em Paranaguá.

De acordo com a instituição, a decisão foi tomada com base no número de estudantes inscritos nos exames do ano passado, os dados angariados pela UFPR mostram que apenas 30% dos vestibulandos são compostos por moradores da Capital e Região Metropolitana de Curitiba (RMC), enquanto 70% são moradores de outras regiões do Paraná.

Da mesma forma que Paranaguá, os municípios de Londrina, Cascavel, Maringá e Guarapuava passam a aplicar as provas. No entanto, a inclusão desses novos locais não alteram o esquema de realização do processo seletivo, que acontecem em Matinhos e Pontal do Paraná, para aqueles interessados em ingressar na UFPR Litoral e no campus do Centro de Estudos do Mar.

A medida entrará em vigor na primeira fase do vestibular deste ano, o teste ocorrerá no dia 23 de outubro em todo o estado. Ao contrário das últimas edições, as provas voltam a ser aplicadas em duas etapas. A primeira fase será constituída de 90 questões objetivas e a segunda fase exigirá dos alunos conhecimentos específicos atrelados aos cursos de graduação escolhidos no momento da inscrição.

A universidade também já divulgou a lista das obras literárias, de sociologia e filosofia para conhecimento dos estudantes. Confira a lista dos livros requisitados e outras informações, clicando aqui.

Com informações da UFPR

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…