Provopar inicia Natal Solidário com decoração artesanal e campanha de doações


Por Maria Heiffer Publicado 05/12/2025 às 19h45 Atualizado 10/12/2025 às 10h15

A noite da última quinta-feira (4) marcou o início oficial do Natal Solidário do Provopar em Paranaguá, e a Estação Ferroviária se transformou em palco de uma das celebrações mais aguardadas do fim de ano. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secultur), o evento atraiu um grande público.

Famílias inteiras circularam pelo espaço para conferir a decoração especialmente preparada pelas voluntárias do Provopar. Todos os elementos decorativos foram feitos artesanalmente, utilizando também materiais recicláveis.

O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos (Republicanos), parabenizou o trabalho realizado pelas voluntárias do Provopar.

“A Estação está maravilhosa. Quero parabenizar a Morgana e todas as voluntárias para este trabalho fantástico. Essa decoração nos traz aquele sentimento natalino tão bonito. Que muitas pessoas possam vir aqui prestigiar essa ação, que também é solidária”, disse o prefeito.

Com a Estação Ferroviária toda decorada, a vice-prefeita, Fabiana Parro se encantou com cada detalhe.

“Que alegria ver essas famílias aqui. Estação lotada e esse sentimento de Natal tão presente. Parabéns ao Provopar por este trabalho maravilhoso, um trabalho artesanal. Que todos aproveitem”, relatou.

A estrutura encantou quem passou por lá: do trenó e da mesa de jantar ao mezanino, passando por um presépio detalhado, uma Maria Fumaça, um helicóptero e até uma cabine telefônica, tudo pensado para criar uma verdadeira experiência natalina. A Casa do Papai Noel, montada dentro da Estação, tornou-se parada obrigatória para fotos.

A noite também contou com um momento especial, com a presença do Papai Noel, que tirou fotos com as crianças e levou ainda mais alegria ao evento.

A presidente do Provopar, Morgana Gonçalves, reforça que as doações de brinquedos continuam sendo recebidas para serem entregues às crianças de bairros carentes de Paranaguá.

“Nós queremos atender, para além das crianças cadastradas em nosso sistema, crianças dos bairros carentes da cidade. O que as pessoas puderem ajudar doando será bem-vindo. Aceitamos doações tanto de alimentos quanto de brinquedos, para levarmos às regiões do Rio da Vaca, Pantanal e Ilhas”, destacou a presidente.

21108
“Nós queremos atender, para além das crianças cadastradas em nosso sistema, crianças dos bairros carentes da cidade. Foto: Prefeitura de Paranaguá

Ela também convidou a população a visitar a Estação Ferroviária para conhecer o trabalho realizado e contribuir com as doações.

“Pedimos para a população participar e nos ajudar com a arrecadação. A entrada é 1 kg de alimento ou um brinquedo, que serão doados para as famílias carentes de nossa cidade”, declarou.

Confira a programação:

  • Até 23 de dezembro
  • Funcionamento da Estação: segunda a sexta, das 8h às 20h
  • Papai Noel: terças e quintas, das 15h às 20h
  • Doação de brinquedos: diretamente na Estação, durante o horário de atendimento


Sobre

Repórter formada em Letras Português pela Unespar desde 2019, atualmente estudante de Jornalismo e revisora de textos acadêmicos. Possui experiência como redatora em editora, rádio e jornal. Acredita no jornalismo como ferramenta essencial para informar, dar voz à sociedade e fortalecer a democracia.

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *