Rafael Greca, do PMN, é eleito prefeito de Curitiba


Por Redação JB Litoral Publicado 30/10/2016 às 16h51 Atualizado 14/02/2024 às 16h48

Rafael Greca (PMN) foi eleito com 53,25% dos votos  (Foto: Giuliano Gomes/PRPRESS)

O candidato do PMN Rafael Greca foi eleito prefeito de Curitiba neste domingo (30). O resultado saiu às 17h31, com 94% das urnas apuradas. Ao final da apuração, Greca tinha 461.736 votos, que representam 53,25% dos votos válidos. Ele venceu Ney Leprevost (PSD) e deve assumir o cargo em janeiro de 2017.

Veja a apuração completa.

“Eu quero ser um servidor de quem precisa de saúde, de quem precisa de segurança, de quem precisa de educação. Eu quero recompor a malha viária arrasada e eu quero devolver a Curitiba, ao lado do meu vice-prefeito o jovem Eduardo Pimentel Slavieiro, a qualidade desta que já foi a melhor prefeitura do país”, afirmou Rafael Greca em entrevista a jornalista da RPC Malu Mazza.

“Eu agradeço emocionado a oportunidade de fazer história”, acrescentou Greca.

 

Greca citou algumas propostas de governo que pretende implantar.

“É nosso entendimento, também, destinar o máximo de dinheiro para a saúde pública, em um primeiro momento. Depois, nós vamos trabalhar na qualificação de jovens e adultos e crianças para o mercado de trabalho. Mas, primeiro, para os jovens e adultos com a ideia do ISS tecnológico. Vamos abaixar o ISS para quem gerar empregos aqui”.

Greca mencionou a proposta de criar o “Vale do Pinhão”. A ideia, de acordo com o prefeito eleitor, é fazer com que jovens empreendedores idealizem em Curitiba ideias sobre tecnologia da informação.

“Vamos tornar os alvarás mais fáceis para que as empresas possam ser abertas. Vamos dar chinelada na burocracia. Chega de burocracia soviética. A prefeitura será uma prefeitura amiga do seu povo”.
 

Ney Leprevost agradece

O candidato derrotado no segundo turno das eleições para prefeito de Curitiba, Ney Leprevost (PSD), postou um vídeo nas redes sociais para agradecer aos eleitores. 

Ele destacou a trajetória durante a campanha. “Começamos essa campanha com 5% nas pesquisas, terminamos com mais de 405 mil votos. Foi uma das histórias mais lindas da minha vida”, disse.

O candidato também agradeceu à equipe de campanha e fez votos de sucesso a Greca. “E quero desejar ao candidato vencedor, Rafael Greca, uma excelente gestão como prefeito. Afinal, de contas, nós queremos o bem da nossa Curitiba”, afirmou.

Nota de Fruet

O atual prefeito Gustavo Fruet (PDT) parabenizou o sucessor eleito, também pelas redes sociais. Ele colocou a equipe à disposição para a transição de governo.

“Parabenizo o candidato escolhido pela maioria dos eleitores para administrar nossa cidade pelos próximos quatro anos.

Desejo êxito nessa missão, já colocando toda equipe à disposição para dar início ao processo de transição.

Asseguro que, de nossa parte, será tranquila e republicana.

Deus abençoe Curitiba!

Críticas a Fruet

Rafael Greca criticou a atual gestão municipal, comanda pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT). Ele disse que percorreu bairros na reta final da campanha e que a cidade está destruída.

“Eu fiquei muito golpeado pelo sentimento de abandono da cidade. A cidade está destruída do ponto de vista da sua conservação. O meu olhar de prefeito pede que eu comece a trabalhar amanhã”.

A prioridade, a partir de agora, segundo Greca, é ver o que precisa ser feito orçamentariamente e começar a trabalhar.

“Vamos ter chuvas, pode ter dengue, vamos ter que limpar a cidade já no começo do verão. Temos que trabalhar fortemente com a saúde pública. O povo continua morrendo nas salas das Upas (Unidades de Pronto Atendimento), esperando vagas hospitalares”.

 

Sobre Rafael Greca

Greca nasceu em Curitiba em 1956 e a primeira vez que Rafael Greca foi prefeito de Curitiba foi entre 1993 e 1996. Ele também ocupou os cargos de vereador, deputado estadual, deputado federal, secretário estadual e ministro.

Para este mandato, o vice de Greca será Eduardo Pimentel (PSDB). O prefeito eleito é engenheiro e servidor aposentado pelo Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

Já na condição de prefeito eleito, Greca foi ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) cumprimentar os eleitores. O candidato do PMN teve dificuldade de chegar ao salão em virtude da quantidade de pessoas que estavam no local.

 

Propostas

A chapa “Curitiba Inovação e Amor” foi composta por sete partidos: PMN, PSDB, PSB, DEM, PTN, PSDC e PTdoB.

Durante a campanha, o candidato afirmou em programas eleitorais, entrevistas e debates que pretende tornar o atendimento na saúde pública municipal mais eficiente. Uma das propostas, que segundo ele, pode ser concretizada em 180 dias, é implantar um modelo de agendamento nos posto de saúde que fará com que as pessoas não precisem passar a madruga na fila para conseguir consulta

Em dois anos, afirma Greca no plano de governo, pretende criar o Centro de Especialidades Metropolitano no Portão, garantindo consultas especializadas com cardiologistas, endocrinologistas, geriatras, por exemplo, e equipe multidisciplinar.

Quando falava em mobilidade urbana, Greca era enfático ao afirmar que vai retornar a integração do transporte público de Curitiba com o da Região Metropolitana.

Ainda sobre transporte público, Greca prometeu criar uma tarifa diferenciada, para horários alternativos, diminuindo a sobrecarga nos horários de alto fluxo e revitalizar os terminais de ônibus.

Sobre educação, Greca afirmou que nos primeiros dias de gestão vai identificar a real necessidade de vagas no ensino fundamental e na educação infantil na cidade.

No plano de governo, uma das propostas e colocar Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) em funcionamento, abrir turmas de berçário e aumentar as vagas para crianças entre zero e três anos.

Apuração

– Rafael Greca: 53,25% (461.736)
–  Ney Leprevost (PSD): 46,75% (405.315)
– Votos em branco: 4,35% (44.834)
– Votos nulos: 11,45% (117.920)
– Abstenções: 259.399

 

Fonte: G1 – PR