Reajuste no ISS de Antonina pode afastar investimentos portuários no município


Por Redação JB Litoral Publicado 21/11/2014 às 15h00 Atualizado 14/02/2024 às 04h08

Uma lei municipal que entra em vigor a partir de janeiro de 2015 pode tornar a cidade de Antonina menos competitiva para investimentos no setor portuário. É que o município aprovou o aumento na cobrança da alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) que passará a ser de 4%. Isso coloca Antonina como a cidade mais cara entre as principais cidades portuárias do centro-sul do Brasil. São Francisco do Sul tem ISS de 2%; Itajaí, Paranaguá e Santos tem alíquota de 3%.

O diretor do Porto de Antonina, Luis Carlos de Souza, lembra que o trabalho intenso do Governo do Paraná em atrair novos investimentos pode ser prejudicado com o aumento da alíquota. “Temos uma série de negociações com empresas que querem vir para Antonina. Mas quando a incidência de imposto fica maior, podemos perder competitividade e afastar novos empreendimentos”, avalia.

A recuperação na movimentação de mercadorias e a realização da dragagem do Porto de Antonina voltaram a injetar recursos na prefeitura da cidade. Só a dragagem que está sendo realizada no Porto – a um custo de R$ 51 milhões – , vai gerar cerca de R$ 1 milhão em ISS, que estão sendo pagos na medida em que a obra é realizada.

“Estar em último lugar no ranking das cidades portuárias com relação à competitividade empresarial nos preocupa, pois todos os esforços serão inúteis por parte do estado se o município não tiver critérios de atração de negócios “, avalia o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

De janeiro a outubro, o Porto de Antonina movimentou 1,376 milhão de toneladas de mercadorias, volume levemente superior ao registrado no mesmo período de 2013.

Notícias

Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes inaugura serviço de puericultura para bebês em Matinhos


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…


A Maternidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos, inaugurou, na última sexta-feira (5), o serviço de consultas de Puericultura para…