Recicladores da Vila Santa Maria pedem ajuda para comprar um novo caminhão


Por Redação JB Litoral Publicado 19/02/2016 às 17h00 Atualizado 14/02/2024 às 12h24

Um trabalho que tem fins ambientais e que ajuda na sustentação de diversas famílias está ameaçado na Vila Santa Maria. A cooperativa de reciclagem “Maranata”, que possui instalações no bairro, é a principal referência de renda para cerca de 16 pessoas. Porém, o caminhão da instituição quebrou. O veículo era o principal meio pelo qual os materiais recicláveis eram retirados de vários pontos da cidade. 

Manoel Messias da Silva, conhecido como “Bobô”, proprietário do caminhão, lamenta o ocorrido. Apesar disso, continua com as atividades diariamente, já que a reciclagem constitui a principal fonte financeira da família: “Trabalho com isso há 12 anos. Eu e minha família vivemos disso. O nosso caminhão nos ajudava muito. Mas, ele quebrou e agora tudo ficou mais difícil, tanto para o recolhimento dos materiais, como também pelo fato de que o veículo que usamos é alugado”, lamenta.

Outra integrante da “Maranata”, Olinda Xavier de Oliveira Varela, diz que o veículo era primordial no cotidiano dos cooperados: “ Meu marido trabalha na prefeitura, mas ganha pouco. A reciclagem ajuda na complementação da renda da nossa família e o caminhão do “Bobô” era uma mão na roda pra gente. Muitos nos criticam pelo fato de trabalharmos na rua, mexermos no lixo, mas também exercemos uma função ambiental, pois reaproveitamos um material que, provavelmente, iria danificar a natureza”, comenta.

Alegando dificuldades de logística, os integrantes da cooperativa fazem um apelo a políticos, empresários, ambientalistas e a comunidade em geral para que colaborem com doações para que um novo caminhão seja adquirido a fim de dar mais mobilidade e celeridade ao trabalho, que, direta ou indiretamente, ajuda na limpeza da cidade e também aos comerciantes, visto que é dado um descarte correto vários produtos.

Doações podem ser feitas diretamente na Cooperativa Maranata, na Vila Santa Maria. Mais informações : 9527-4857