Sanepar promete reduzir casos de falta de água na temporada de verão no litoral


Por Gabriel Santos Publicado 19/12/2021 às 14h27 Atualizado 16/02/2024 às 21h54

A Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) pretende diminuir os problemas referentes à falta de água no lançamento da operação Verão Paraná – Viva a Vida, no sábado (18), em Matinhos. O problema atinge anualmente os veranistas e moradores do litoral, o que revolta os usuários do serviço.

Muitas vezes o sistema de abastecimento da SANEPAR não dá conta de toda a demanda hídrica na alta temporada, resultando em inúmeras pessoas estarem sem a possibilidade de tomar banho, lavar roupa, entre outras atividades, na qual o uso da água é necessário. 

“A questão não é a falta de água, mas sim, é a distribuição dela para a população. Reforço a consciência da população para economizá-la neste momento. Não posso dizer que o problema da falta de água será solucionado, porém, as chances de isso acontecer será menor”,  ressalta o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Strabile.

Para complementar as ações, a empresa destina 5 reservatórios de abastecimento nas regiões de Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos. Segundo o diretor-presidente, um sistema de monitoramento, com o objetivo de agilizar a solução dos contratempos, será implantado. O total do investimento está na casa dos R$ 14 milhões.

Confira abaixo como funciona o planejamento da Sanepar:

• 5 reservatórios modulares de 70 mil litros cada: Praia das Monções, em Matinhos; praias Canoas, Shangrilá e Pontal do Sul, em Pontal do Paraná; e no Mirim, em Guaratuba);

• 17 caminhões-pipa;

• 29 geradores de energia;

• Novas adutoras;

• Substituição de rede; e

• 30 pontos a mais de monitoramento de pressão.