Secretaria realiza evento reunindo saúde e cuidados com a mulher


Por Redação JB Litoral Publicado 21/10/2015 às 10h00 Atualizado 14/02/2024 às 10h30

Uma palestra para pais, alunos, professores e profissionais de saúde aconteceu na tarde desta terça-feira no Colégio estadual José Bonifácio. Além da palestra, um mutirão para exames de colo de útero e exames de mama foram ofertados, juntamente com serviços de cortes de cabelo, esmaltação entre outros. O evento faz parte da programação do Outubro Rosa da Secretaria Municipal de Saúde, feito em parceria com a 1ª Regional de Saúde, Sesi (Movimento Nós Podemos), Senac, Instituto Peito Aberto, Núcleo Regional de Educação.

De acordo com o superintendente da Secretaria Municipal de saúde Carlos Xavier, o Colégio José Bonifácio foi escolhido para este evento por ter uma grande quantidade de alunos, que levam para casa informação para toda a família sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo de útero. “Nosso objetivo é sempre tratar a saúde da mulher, e neste espaço, os alunos serão os nossos multiplicadores de informação. Ficamos satisfeitos em poder reunir em um único espaço a saúde da mulher, com cuidados com ela, pintando as unhas e arrumando os seus cabelos”.[tabelas]
O evento de saúde reuniu serviços como cortes de cabelo, penteados e esmaltação (pintar as unhas), serviços ofertados pelo Senac, exames de mamas e também o preventivo de câncer de útero. Também foram feitas aferição de pressão, orientações sobre hanseníase e tuberculose.

A palestra sobre a prevenção do câncer de mama aconteceu dentro do auditório do colégio, reunindo muitos alunos de escolas estaduais, não só de Paranaguá, mas também dos municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, além de mães de estudantes e comunidade em geral.

A secretária Municipal de Saúde Sandra Luiza Machado participou do evento e falou sobre a importância dos exames preventivos. “Esse evento é muito importante, reunindo num mesmo local tantas mulheres, muitas histórias, porque ainda a nossa maior dificuldade é fazer com que as informações cheguem ao maior número possível de mulheres que o câncer descoberto cedo tem cura sim e por isso a prevenção é a parte mais importante para todas”.

Sandra Machado ainda ressaltou a questão da palestra com estudantes. “Muito importante reunir jovens e mulheres mais maduras para debatermos este assunto preventivo. As jovens propagam a informação e as mais experientes precisam saber que os exames devem ser feitos e todas as mulheres devem saber da importância da proteção de sua saúde”.

No dia 24 (sábado) acontecerá um grande mutirão de saúde em todas as unidades de saúde do município. Serão feitos exames de colo de útero e de mama.